09 novembro 2016

Leitura e Escrita: fundamentos para uma educação sólida

O Ave Maria costuma se destacar quando o assunto é Produção Textual. Nos últimos meses, temos noticiado conquistas de nossos alunos nas redações do ENEM e da UNICAMP, e também em concursos culturais, como os da EPTV. Porém, enquanto colégio, nós sabemos que uma aluno não aprende da noite para o dia a se comunicar textualmente. São anos de desenvolvimento para que, ao final do processo educacional (muitas vezes no Ensino Médio), esta formação fique evidente.

Se você quer saber como o seu filho pode se tornar um leitor / escritor competente, você precisa conhecer o trabalho que começa lá no Ensino Fundamental I. Confira como propostas que parecem simples ajudam a criar ótimos redatores no Ensino Médio.

3º ano redescobre que cartas unem mãos que estão distantes

Como é de se esperar, uma semente plantada em terra fértil gera bons frutos.

Em 2015, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental fizeram uma atividade de produção textual muito elogiada por pais e, também, pelas próprias crianças. Lá atrás, a criançada trocou cartas entre si e descobriu, em meio a um mundo de instantaneidades, o prazer da expectativa.

Um ano se passou e o tema estudado em 2015, o gênero textual carta, foi retomado em 2016, agora com as crianças já no 3º ano. A proposta de redação parecia simples: os alunos deveriam escrever uma carta para a professora do ano anterior, falando sobre suas experiências de aprendizagem ao longo de 2016. O que ninguém esperava era o que aconteceria com o 3ºB.

Os alunos capricharam tanto que emocionaram sua antiga professora, Juliana Gatti. Ela ficou tão feliz com a mensagem recebida que resolveu responder aos alunos escrevendo, ela também, uma cartinha. Porém, como bem nos lembra Rubem Alves,

“cartas não são escritas para dar notícias, não são para contar nada, elas são para que mãos separadas se cumprimentem ao tocar o mesmo pedaço de papel”.

E foi exatamente isso que aconteceu. A “prô Ju” resolveu fazer uma visita surpresa aos seus ex-alunos. Completando a alegria da turma, ela trouxe o pequeno Luigi para que todos o pudessem conhecer. Foi um momento especial que iluminou a manhã de todos e certamente será lembrado em futuras redações.

Alunos do 5º ano se transformam em contadores de história para os do 2º

Você costuma ler histórias para o seu filho? Já pensou em pedir para o irmãozinho mais velho assumir esse papel? Pois foi mais ou menos isso que um projeto das professoras do 5º ano propiciou aos nossos alunos.

Cada criança do 5º ano recebeu uma missão: primeiro eles tiveram de se dirigir à biblioteca do colégio e escolher uma obra de literatura infantil; em seguida, durante alguns dias, eles treinaram, em casa, a leitura daquela obra; para finalizar, o momento mais importante. Cada aluno tornou-se um contador de histórias e teve de ler para um colega do 2º ano (3 anos mais novo) o livro que tinha escolhido.

O problema é que os alunos do 5º se saíram muito bem. A atividade foi tão legal que teve criança do 2º ano pedindo bis! Confiram os próprios alunos falando sobre a atividade.