Aluno do Ave Maria tem redação selecionada entre as 30 melhores da UNICAMP
Nesta sexta-feira (07/10), Gabriel da Silva Ferreira, da 3ª série do Ensino Médio, recebeu na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) homenagem pela publicação de um de seus textos no livro “Vestibular UNICAMP – Redações 2016”.
Aluno do Colégio Franciscano Ave Maria desde 2005, quando ingressou na 1ª série do Ensino Fundamental, Gabriel está muito perto de deixar a escola: faltam apenas 2 meses para que ele conclua o Ensino Médio. Ao mesmo tempo, sua meta no vestibular é a aprovação para o ingresso no curso de medicina, sonho que carrega consigo há vários anos. Em 2015, como treineiro, ele prestou o vestibular da UNICAMP. E foi dentre os mais de 78 mil alunos inscritos para o vestibular que nosso aluno se destacou.
Uma conquista que é semeada há muitos anos
Quando olhamos para um quadro na parede pode parecer que aqueles traços sempre estiveram ali ou que não deve ter sido muito difícil produzi-los. Todo o trabalho e dedicação do artista acaba, muitas vezes, passando desapercebidos. O mesmo acontece quando paramos para pensar em conquistas como a do Gabriel. Foi o próprio aluno quem nos contou uma história que mostra como que chegar a uma vitória leva tempo e exige muito esforço.
Ele lembra de uma situação vivida ainda em 2013, quando cursava a 8ª série (atualmente 9º ano). Ao ter uma de suas dissertações argumentativas corrigida pela professora, sua nota foi um 7. Insatisfeito com o resultado abaixo do esperado, procurou a docente. Ele se lembra de ter ouvido a seguinte justificativa para a nota: “sua redação não argumenta, ela apenas faz um resume dos excertos“, disse a professora Ângela, docente na época. Ao refazer sua redação, em nova avaliação o aluno recebeu um 9,5. Naquele mesmo ano ele ficaria entre os 30 melhores escritores do concurso EPTV na Escola.
E foi dessa forma, fazendo e refazendo, ouvindo conselhos de professores e aprimorando suas habilidades que o aluno chega, agora, confiante nos vestibulares. Sob orientação da Professora Tati, de Produção Textual e Gramática, Gabriel sabe que será grande o desafio das provas que ainda virão. Ele aproveita para dar uma dica: “não adianta ficar escrevendo demais. Os vestibulares querem que sejamos concisos e, ao mesmo tempo, claros em nossa argumentação. Por isso, o importante é ler bastante, possuir um conhecimento diversificado e, na hora de escrever, sermos claros e diretos na mensagem a que nos propomos transmitir“.
Ele conclui mostrando a importância da redação como sendo uma forma de aprimorarmos nossa capacidade de articular e de argumentar. Para isso, Gabriel cita o que para muitos alunos parece ser o extremo oposto no espectro educacional: a matemática. Segundo ele, fazer cálculos em matemática, física ou química é como “escrever uma dissertação com números“. Na sua visão, tanto nas exatas quanto nas humanas, são sempre argumentos e justificativas a serem organizados em busca de uma conclusão correta.
Universidade procura por alunos que saibam se expressar
Nas palavras da Professora Doutora Fosca Leite, coordenadora adjunta da Comissão Permanente para os Vestibulares da UNICAMP (COMVEST), a prova de redação é a “menina dos olhos” do vestibular. Ela destacou, que esta é uma concepção inovadora proposta pela universidade campineira durante os anos 80. “Até aquela época, os vestibulares eram baseados apenas em testes onde se aprovavam os alunos com maior capacidade de decorar informações. Ao valorizar questões dissertativas e a redação, nós mostramos que a principal habilidade esperada pelo ensino superior é a capacidade de organizar ideias.”
Já o Professor Doutor Luís Alberto Magna, pró-reitor de graduação, aponta que a beleza da linguagem escrita está na exigência de se comunicar com clareza e precisão, dirigindo-se àquele que, na maioria das vezes, não se faz presente. “Enquanto a comunicação oral é próxima e direta, aquilo que se põe no papel se torna permanente, por isso exige requinte e uma perfeição que poucos conseguem atingir“.
Suas palavras foram corroboradas pelas do reitor da Universidade, Professor Doutor Jorge Tadeu. De maneira divertida, ele lançou um desafio aos 30 alunos que estavam sendo homenageados. “Dizem que na vida devemos fazer 3 coisas: plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Não quero que pensem que, ao terem seus nomes impressos nesta obra, vocês cumpriram com a segunda das três tarefas. Com o dom que vocês têm vem a obrigação de usá-lo para propagar o conhecimento. Quando se formarem nas carreiras que escolheram, quero que usem seu conhecimento para escrever um livro de sua própria autoria. Representem o espirito da universidade, mostrando que aprender e ensinar são etapas de um mesmo processo.”
Durante a premiação, todas as autoridades presentes fizeram questão de destacar a importância do prêmio recebido pelos alunos. Ao terem suas redações publicadas no livro da Editora da UNICAMP, eles servirão de exemplo para professores e alunos de todo o Brasil, mostrando que o desafio lançado pelo reitor, já começou a ser cumprido antes mesmo dos escritores entrarem na universidade.
O texto premiado
No vestibular do ano passado, a UNICAMP solicitou a produção de dois textos de gêneros distintos. O primeiro, seria a resenha de uma fábula de La Fontaine. O segundo, um texto de divulgação científica a ser publicado em um blog. A redação premiada do aluno Gabriel seguiu a segunda proposta.
Em seu texto, o aluno falou sobre indução de emoções, a partir de um recorte da obra “O sentimento em Si: corpo, emoção e consciência“, de António Damásio. Seguindo orientações da prova, Gabriel foi capaz de sintetizar o conceito de “indutores de emoção“; de criar uma situação que exemplificasse o processo; e fechar sua redação seguindo a conclusão do texto original. Todas essas características fizeram de sua produção um excelente exemplo de produção que atingiu plenamente as expectativas da banca corretora.
Nossos PARABÉNS, do Colégio Franciscano Ave Maria, ao Gabriel e aos seus pais, Osvaldo e Maria José, que sempre presentes, sem dúvida estão orgulhosos pela conquista do filho.