16 novembro 2017

Traçado dos numerais e noção de quantidade: o início da construção da Matemática

Onde começa o aprendizado da matemática?

Para a grande maioria das pessoas, observar anotações sobre Geometria Analítica, Números Complexos, Polinômios ou qualquer outro conteúdo de matemática da 3ª série do Ensino Médio pode gerar uma sensação equivalente a observar hieróglifos. Nesse estágio, a matemática possui uma linguagem própria e conhecê-la bem equivale a falar uma outra língua.

Se tudo isso é necessário para ir bem no vestibular, imagine as habilidades necessárias para participar de uma Olimpíada de Matemática e conquistar uma medalha? O desafio é ainda maior!

Aproveitando o assunto, você já parou para pensar em que momento o conhecimento matemático começa a ser construído? E se afirmarmos que já no Infantil I o processo se inicia, você consegue imaginar como?

Uma medalha cultivada ao longo de vários anos

Caio Formagio e Gabriel Zanneti, dois destaques do Ave Maria na área de matemática, estão no Colégio desde pequenininhos. Sendo assim, podemos dizer que as conquistas que eles obtiveram são produtos de seus talentos e esforços pessoais, além disso, são, também, resultados de uma preparação intensa ao longo de vários anos.

IMG-20170330-WA0021

Alunos do Infantil 4, aprendendo a traçar os numerais.

OMU-Filipe

Aluno do 9º ano, desafiando-se na OMU.

 

 

 

 

 

 

 

 

No colégio, o foco em vencer os desafios da matemática vem intensificando-se nos últimos anos. Em 2017, por exemplo, as aulas abertas do EFI tiveram como temática a disciplina (ver 3º ano, 4º ano e 5º ano). Mas por que citar tais coisas em uma publicação do Curso Infantil? O motivo é simples: uma árvore só produz bons frutos porque um dia uma semente foi plantada e, depois de brotar, cultivada com carinho e cuidado.

(2017) Aula Aberta - 5ºs anos.48

Aula Aberta do 5º ano trabalhou frações equivalentes usando “macarrão de piscina”.

É aí que entra o Curso Infantil.

Um dos diferenciais do Colégio Franciscano Ave Maria neste segmento está em seu quadro de funcionários: 100% das professoras possuem formação em pedagogia e, a grande maioria delas, têm, ainda, especializações e pós-graduações relacionadas à educação infantil. Possuindo tal preparo, as professoras fazem o papel de semeadoras, e não apenas de cuidadoras, que tomam conta das crianças. Seu trabalho vai além, e ajuda cada criança a se desenvolver, criando nelas os primeiros alicerces para a construção do conhecimento.

Aprender matemática desde sempre

Vejamos algumas atividades realizadas pelos alunos do Curso Infantil nas quais as crianças começam a desenvolver conceitos ligados à matemática:

IMG-20170404-WA0023

  • Quando um aluno do Infantil 1 realiza atividades em que caminha e se equilibra sobre formas desenhadas no chão, além da coordenação motora, aprende também geometria.O mesmo vale para desenhos e composições que usam triângulos, quadrados, círculos etc.
  • Quando uma turma do Infantil 2 nota a falta de um colega ausente, e veem sobrar uma cadeira na sala. Lampejam as primeiras noções de quantidade.
  • Ao final do segmento, no Infantil 4, os alunos trabalham com o traçado dos numerais e com atividades mais elaboradas de conservação de quantidade, por exemplo, associando ao símbolo 8 um grupo de oito bolinhas.

Podem parecer exemplos muito simples, porém são diferenciais que se bem trabalhados tornarão muito mais divertidas e proveitosas as próximas etapas do aprendizado da matemática.

Numerais

Por isso, não podemos nos esquecer: sempre que vemos uma aluno medalhista em uma Olimpíada de Matemática, temos de nos lembrar de toda a caminhada necessária para se chegar até ali. Que saibamos olhar para as crianças do infantil e enxergar nelas futuros alunos de sucesso!!!