23 junho 2017

Aula Aberta com situações-problema ilustra o papel da matemática no dia a dia!

Quando falamos em Matemática, as situações-problema são como as obras literárias para a Língua Portuguesa. Não tem sentido ensinarmos uma criança a ler e a escrever se ela não puder aproveitar as obras primas. Da mesma forma, na Matemática não faz sentido ensinar fórmulas e regras, se elas não puderem ser usadas para resolver problemas.

(2017) Aula Aberta - 4ºs anos.35A ideia da Aula Aberta do 4º ano do Ensino Fundamental, foi mostrar para as famílias que interpretar, organizar informações e aplicar conhecimento matemático é algo desafiador, não algo assustador ou ruim.

Para a atividade foram escolhidas duas situações práticas: a primeira, uma visita de um grupo de turistas à uma Pirâmide Maia; a segunda, uma competição esportiva ao longo da Muralha da China. Pais e filhos tiveram de resolver os dois desafios aplicando estratégias que levassem à solução dos dois problemas.

Enquanto alguns grifavam o texto, outros faziam esquemas, algumas famílias optaram por debater suas ideias. A concentração de todos e o afinco com que encararam a atividade mostra que compreenderam bem a lição.

(2017) Aula Aberta - 4ºs anos.48 (5)Por fim, as professoras organizaram uma breve discussão sobre os algoritmos da divisão e da multiplicação. Um dos momentos mais curiosos foi a discussão sobre a multiplicação do algarismo da dezena. O que é melhor, colocar o zero ou o sinal de + abaixo do algarismo da unidade da primeira parcela? No fim, os grupos concluíram que, se multiplico pelo algarismo 4 na dezena, estou na verdade fazendo uma multiplicação por 40, o que nos leva a optar por usar o zero.

Verifique você mesmo e responda: as famílias mergulharam fundo ou não nesta atividade?