Macarrão de piscina e frações equivalentes: criatividade na matemática!
Macarrão de piscina, boia de espaguete, flutuador de natação… Os nomes são muitos, mas na Aula Aberta dos 5ºs anos eles se transformaram em uma ferramenta divertida para o estudo de frações!
É fato que grande parte dos alunos (e também dos adultos) não morre de amores por operações com frações. Enquanto formas de se representar números racionais, elas são importantíssimas na interpretação do mundo que nos cerca.
Muito além dos exemplos tradicionais, como pedaços de chocolate, compras na feira ou no supermercado e fatias de bolos, as frações fundamentam todo o desenvolvimento algébrico pelo qual passam os alunos a partir do EFII. Para se resolver equações, compreender fórmulas e conceitos da física ou química, ou, de maneira geral, sempre que se quer estabelecer relações entre grandezas, por exemplo, precisamos recorrer a elas.
Porém, como tudo que se torna grande, o estudo das frações tem de ter um começo. E sabendo que é importante que os alunos cheguem ao EFII já introduzidos ao estudo das frações, que as professoras do 5º ano bolaram esta criativa atividade para a Aula Aberta.
Basicamente elas dividiram macarrões de piscina em pedaços de 1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/6, 1/8 e 1/10. Na verdade, seria possível fazer qualquer divisão, essas, no entanto, foram suficientes. Ao comparar o tamanho de cada pedaço e juntando-os, foi possível observar, por exemplo, que 1/6 + 1/6 + 1/6 = 1/2!! Ao mesmo tempo, pais e alunos visualizaram dois importantes conceitos da matemática: a obtenção de frações equivalentes (3/6 = 1/2) e uma interessante solução para a o problema de se somar frações de denominadores diferentes.
Palmas para as professoras do 5º ano. Elas certamente serão lembradas por alunos e pais na próxima vez em que forem realizar cálculos com frações!