Jogo do Nunca 10: matemática na Aula Aberta do EFI
Quando o assunto é subtração, como você se avalia?
- É craque no cálculo mental e faz tudo de cabeça?
- Prefere lápis e papel, seguindo à risca o algoritmo que aprendeu na escola?
- Será que o método da decomposição é o seu favorito?
- Ou é daqueles que, até mesmo nos cálculos mais simples, prefere uma calculadora?
Então responda rápido:
- 246 – 183 é igual a…
Independentemente do seu “estilo” na matemática, você iria gostar da Aula Aberta dos 3ºs anos do Ensino Fundamental. As atividades realizadas ao longo do mês de maio e junho, reuniram pais e alunos para, juntos, aprenderem brincando. O objetivo: entender melhor o processo de subtração através do jogo “Nunca 10“. Utilizando material dourado, a atividade ajudou todos a entenderem como resolver subtrações com reagrupamento.
Não se recorda o que é reagrupamento? Se você parar e puxar pela memória, provavelmente irá se lembrar da sua professora do primário falando “aí você empresta um”. Pois bem, nesta aula aberta, depois de muitos anos vários pais puderam exclamar “Agora eu entendi!!!“.
O mais legal da proposta foi misturar em uma mesma sala, experiências e aptidões diferentes. Adultos e crianças puderam comparar suas estratégias e verificar que, apesar de percorrerem diferentes caminhos, era possível chegar-se ao mesmo resultado.
Jogo do Nunca 10
Esse jogo utiliza o material dourado, sendo as peças de unidades, de dezenas e de centenas. Na versão utilizada na Aula Aberta, é definido um número inicial, 100. A partir daí, joga-se um dado e subtrai-se do valor inicial a quantidade obtida no dado. A cada lançamento de dados vai-se subtraindo o valor obtido do resultado anterior.
A ideia de subtração com reagrupamento fica evidente com a necessidade de se realizar as trocas. 1 centena, deve ser trocada por 10 dezenas. 1 dezena, por 10 unidades. Mesmo que provisoriamente o aluno acumule mais de 10 peças de um determinado valor, ao final de cada operação, nunca sobram 10 ou mais peças de um mesmo valor.