13 novembro 2015

Que gosto tem o aprender?

Licenças poéticas a parte, afinal, aprender tem algum sabor? No caso do Ave Maria tem vários. Alguns dias atrás, publicamos algumas matérias que dão uma ideia sobre como os sentidos e, em especial, o paladar, podem ser usados como instrumentos de aprendizado. No texto em que falamos dos Estudos do Meio do Curso Infantil e no projeto Food Truck, essa realidade pôde ser vislumbrada. Por esse motivo resolvemos fazer uma compilação de projetos em que os alimentos aparecem como recurso didático, muito bem aproveitado pelos professores e degustado com prazer pelos alunos.

Alimentação Saudável nas aulas de Ciências do EFII

piramide 2Comecemos nossa lista pela proposta da professora Karin, de ciências. Ao invés de se limitar a apresentar a Pirâmide Alimentar, a ideia da professora foi: porque não degustá-la?

O trabalho teve início com a discussão da origem da pirâmide. Sua função é instruir as pessoas quanto às necessidades nutricionais de um ser humano e, a partir de quais alimentos, como é possível supri-las. Divididos em grupos, os alunos pesquisaram sobre cada parte da pirâmide e apresentaram em sala seus trabalhos. Até aí, nada de mais. É que a parte mais gostosa estava ainda por vir.

A professora, especialista na área de alimentação – ela é autora do livro “Manual de Segurança Alimentar para uso doméstico” – sugeriu, então, aos alunos, viver na prática uma alimentação baseada nas propostas da pirâmide. Para isso, cada aluno ficou responsável por preparar e trazer para o colégio um prato que representasse um dos estágios da pirâmide.

Podemos imaginar o que aconteceu, mesa farta e uma aula descontraída, com todos reunidos para degustar os alimentos que cada um trouxe, sem se esquecer de reforçar a localização de cada alimento na gráfico nutricional.

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Me gusta aprender español!

O imperativo é um modo verbal que expressa uma ordem, pedido de orientação ou conselho. Na nossa língua materna, o português, é fácil. Faça, ouça, suba, pare, cante… Porém, e se você estiver falando em espanhol? Especificidades gramaticais à parte, a professora Viviane encontrou um jeito bastante saboroso para treinar a pronuncia, as conjugações e a aplicação o modo: receitas culinárias.

Os alunos do 9º ano escolheram um prato de um país hispanohablante e, em grupos, apresentaram aos colegas a receita escolhida . Após a apresentação, puderam saborear cada uma das delícias preparadas pelos colegas. Vai um burrito aí?

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Matemática tem gosto de acerola?

Pode parecer estranho, mas para os alunos do 2º ano do EFI pode-se dizer que sim. A proposta da atividade era bastante simples, mas isso não fez dela menos gostosa. Para aprender sobre frações do litro, compreender conceitos básicos de divisão e para se familiarizar com unidades de medida de volume, as professoras propuseram fazer na delicioso suco de acerola. A bebida ficou mais gostosa ainda porque foi feita com frutas colhidas diretamente na casa da “prô”.

Com copos na mão e curiosidade aguçada, as crianças descobrira que com 1 litro de suco era possível servir 4 copos de suco de 250 mililitros cada um. Para as crianças, uma atividade divertida que permitiu reforçar operações básicas de uma forma lúdica.

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Nutribela e Nutrinho animaram durante o ano o lanche das crianças do Curso Infantil!

Não, senhores pais. Não se trata da propaganda de achocolatados ou produtos do gênero. O título acima fala, na verdade, do projeto Alimentação Saudável, iniciativa do curso infantil para promover  melhores hábitos alimentares.

Nutribela, personagem criada pela professora Gina, de educação física, e Nutrinho, seu fantoche e companheiro, são responsáveis por animar nossos alunos nas aulas de culinária, degustação de alimentos e educação alimentar. Sempre empolgadas e curiosas, as duas personagens apresentam aos alunos informações indispensáveis para que ainda pequeninos comecem a fazer escolhas saudáveis de alimentos. Em uma das atividades, por exemplo, Nutribela falou sobre o quanto escolher bem o que comer influencia no desenvolvimento do nosso corpo. Foi bastante divertido quando um dos alunos lembrou: – é verdade, o Popeye fica até mais forte quando come o espinafre.

Além das conversas e apresentações que ocorreram mensalmente ao longo do ano, o projeto conferiu aos nossos aluninhos um título especial: sócios honorários do Clube da Fruta. Ao receber tal honraria, os alunos do Curso Infantil ganharam também uma carteirinha. O documento foi usado ao longo do ano em diversas atividades e vivências escolares desenvolvidas pelas professoras.

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Professora, quando acabar posso comer o meu gráfico?

Aproveitando a deixa do projeto Nutribela, o 1º ano do EFI usou a ideia de comer saladas de frutas para apresentar aos alunos conceitos relacionados ao Tratamento de Informações. Para quem não sabe, este é um dos eixos temáticos para a matemática em exames como o ENEM. Porém, nada de se preocupar com vestibular por enquanto. O que os pequeninos querem é se divertir enquanto aprendem.

Por esse motivo, as professoras tiveram a ideia de usar as frutas para realizar atividades como listar, classificar, fazer votações para, no fim, representar tudo na forma de gráficos. Quando chegarem ao final do Ensino Fundamental I e estudarem pictogramas eles certamente sentirão o gostinho de maçã, banana, abacaxi, de várias outras frutas de sua primeira experiência matemática na área.

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V, L, A, V, A, A e V. Entendeu ou quer que eu faça um bolo?

Para fechar nossa lista, vai uma menção honrosa aos alunos do Ensino Médio de 2014. Para homenagear o professor Boaro, de física, em seu aniversário, os alunos tiveram uma ideia genial. Depois de estudarem refração da luz, ondulatória, espelhos e uma série de outros temas, os alunos trouxeram um bolo especial para a festa do professor. Sabe aquelas letras do subtítulo acima? Pois bem, elas são usadas para memorizar as cores do arco-íris: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta.
Foi então que a garotada resolveu reproduzir o conceito físico na cozinha e criaram o bolo VLAVAAV. Além de mostrar ao professor que aprenderam bem a matéria, foi possível, literalmente, absorver o conteúdo!

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