06 novembro 2015

Criatividade didática = Inglês na prática

Metodologias tradicionais podem até funcionar em algumas situações, porém não representam o modelo que motiva e agita a maioria dos alunos nos dias atuais. Isso, porém, não significa que possamos abrir mão de um ensino estruturado, bem planejado e que, principalmente, traga bons resultados. Para isso, cada disciplina, dentro de seus limites, deve buscar diversificar as experiências oferecidas aos alunos, de modo que eles sintam, na prática, o que, de fato, é aprender. No Ave Maria é assim!

Por iniciativa da professora Paula, e graças ao trabalho em parceria com outros professores, aprender inglês no colégio é mais que aprender na teoria! Masks and Games, Food Truck e Day Camp, são os nomes de alguns dos projetos desenvolvidos pela docente, sempre partindo da lógica do communicative approach, proposta de ensino que um aprendizado baseado na prática.

Trabalho em equipe

Um dos expoentes do ensino de inglês são as parcerias com as demais disciplinas. Trata-se de interdisciplinaridade na prática. No caso do Masks and Games, trabalharam juntas as professoras de inglês (Paula), artes (Regiane), educação física (Carla) e matemática (Vera).

As atividades tiveram início com uma pesquisa coordenada pela professora de inglês sobre características culturais da tradicional festa norte-americana, o halloween. Informações sobre brincadeiras típicas, cores e comidas da época, símbolos e expressões características da festa, foram coletadas e apresentadas em aula. A partir desse momento, o trabalho foi dividido em três frentes.

Junto à disciplina de educação física, os alunos escolheram as brincadeiras tradicionais mais citadas nas pesquisas. Elas deram origem a uma mini-gincana entre os alunos. Já nas aulas de arte, os alunos foram apresentados a diversos modelos de máscaras. Eles conhecerem técnicas para a sua construção, sendo que algumas envolviam o uso de cerâmica, de gesso, de papel machê, ficando aberta a possibilidade dos próprios alunos proporem outras formas de confecção. Por fim, na disciplina de matemática, cada aluno teve de apresentar seu projeto de máscara a partir de uma análise geométrica do objeto, indicando formas utilizadas, além de características como a presença de simetria e classificando em objetos planos ou não.

Para finalizar o projeto, os alunos se empenharam em uma mini-gincana, organizada durante a aula de educação física, onde competiram em brincadeiras tradicionais de halloween. Foi certamente o momento mais agitado do projeto.


Aprendendo conceitos e valores

Para provar a diversidade de propostas, nascido da mente da professora e da iniciativa dos alunos, tivemos o Food Truck. O que poderia ter sido uma simples pesquisa comparativa entre a festa junina e o halloween, se tornou um momento de crescimento cultural e humano para os alunos do 7º ano.

Como parte da programação da Semana do Esporte, Arte e Cultura, os alunos trouxeram para o colégio pratos típicos das duas festas e surpreenderam a todos com sua proposta: vender alimentos para arrecadar dinheiro para o Hospital Boldrini! O trabalho foi tão caprichado que, com a ajuda da professora de artes, foi  construída uma frente de Kombi para representar o Food Truck. A ideia foi um sucesso e arrecadou mais que o esperado. Acompanhados da vice-diretora, Lúcia Carneiro, os alunos estiveram na quinta-feira (29/10) passada no hospital para entregar suas doações.


Day Camp, speak only english!

Para fechar a lista de atividades do 2º semestre, o colégio promoveu o Acampamento de 1 Dia, ou Day Camp! Da entrada no ônibus ao retorno para a casa, foi um dia de imersão total. Para começo de conversa, todos os monitores eram fluentes na língua inglesa. Os cartazes, as brincadeiras e os alimentos, todos sinalizados em língua estrangeira. Para quem ainda não teve a oportunidade de viajar para fora do país, deve ter sido um experiência no mínimo curiosa.

As atividades incluíram três refeições, gincanas, atividades musicais, danças, jogos, além de momentos de relaxamento com piscina e jardins, ou para os mais agitados, tirolesa! Aposto que muita gente voltou para casa falando sem perceber “Hello, mom! Hi, dad!”. Valeu a pena.