Sons, aromas e visões: memórias necessárias a quem começa a aprender
Acompanhar o crescimento de uma criança é uma experiência fantástica. São felizes os pais que possuem o hábito e a persistência de um observador assíduo, ou seja, daquele que olha de maneira focada e profunda. Eles são capazes de perceber as nuances que fazem, para a criança, da passagem do tempo um turbilhão de experiências.
No entanto, por mais que os primeiros passos, o desenvolvimento da fala e as primeiras interações sociais com adultos e com outras crianças representem um desenvolvimento fantástico, é a partir do terceiro ano que a criança começa a desenvolver mais rapidamente aspectos cognitivos relacionados à escolarização. Seu aprendizado é fundamentado principalmente pelas experiências que os seus sentidos lhe são capazes de fornecer.
Não é apenas a partir do que veem. As crianças aprendem, também, a partir do que tocam, cheiram e ouvem, além de se apoiarem nos sentimentos que vivenciam. Por esse motivo, há toda uma especificidade na hora de planejar e montar um Curso Infantil. O Ave Maria sabe disso. Basta observar os diversos projetos que são implementados para garantir que nossas crianças se desenvolvam da melhor forma possível.
Um desses projetos corresponde aos Estudos do Meio. Neste segundo semestre os alunos do Infantil II ao 1º ano do Ensino Fundamental deixaram o colégio rumo a locais especiais, onde participaram de atividades diferenciadas que complementaram o trabalho que é realizado continuamente nas aulas regulares.
É o caso da proposta “A borboleta Lili”, do Infantil II. O projeto propõe discutir questões ambientais do cotidiano das crianças. Temas como o uso racional da água ou o papel dos animais e de seus habitats, foram deliciosamente discutidos em uma visita ao Zoológico de Americana.
Já os alunos do Infantil III, têm participado do Projeto Monteiro Lobato. Por mais que ouça as “estórias” do escritor paulista, uma criança que teve a oportunidade de assistir a um teatro e de poder passear por uma fazenda para encontrar o Saci ou a Cuca, em companhia de Emília, de Pedrinho e do Visconde de Sabugosa, certamente essa criança terá memórias mais ricas de sua infância. Melhor ainda se puder aproveitar para comer alguns doces servidos pela dona Benta!
A medida que crescem, as crianças passam a perceber melhor o mundo que as cerca. É uma ótima fase para falar de transformações. Dessa forma, a visita ao Instituto Estre, em Paulínia, torna-se um momento divertido para se apresentar a lógica da reciclagem. Maquetes, jogos e passeios que reforçam os valores da cooperação e do respeito são ferramentas que auxiliam no aprendizado.
Por fim, à medida que as crianças crescem, a escolarização passa a ficar mais evidente. É através do desenvolvimento da linguagem escrita que temos o início da transição entre o experiencial e o abstrato. Por isso, para as crianças que estão entrando no mundo da leitura e escrita, é delicioso participar dos bastidores de um livro. Na visita à Editora Adonis, em Americana, acompanhados de Sherlock Holmes e de sua ajudante Sherloquinha, os alunos descobriram como se faz um livro, conhecendo desde um dos autores, até a edição, gráfica e corte de folhas. Certamente essas crianças lembrarão desse dia quando folhearem seus livros.