Mostra Cultural – Não basta conhecer, a mudança verdadeira exige atitude!
Nesta nova publicação, dando continuidade à série Mostra Cultural 2017, reunimos os trabalhos realizados pelos alunos do Ensino Fundamental II.
⇒ Perdeu a primeira matéria sobre o Curso Infantil e 1º ano? Clique aqui e confira.
⇒ Quer saber mais sobre como foram os trabalhos do 2º ao 5º? Venha por aqui.
Enquanto as crianças do EFI focaram suas apresentações em narrativas e atividades concretas sobre perspectivas históricas, geográficas e biológicas relacionadas aos biomas brasileiros, a garotada mais velha do EFII resolveu ir um pouco além. Seus trabalhos permitiram que enxergássemos o desenvolvimento cognitivo dos alunos que, entram crianças e saem adolescentes ao final do 9º ano.
Colocando a mão na massa, os alunos criaram, criticaram e reconstruíram ideias e soluções para o futuro do nosso planeta.
Com o uso de diversas linguagens, alunos interpretam o mundo
Artes, Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol. Não é preciso ser poliglota para saber que nosso planeta precisa de cuidado. Para provar isso, nossos alunos se expressaram de diversas formas.
Em uma combinação aparentemente improvável, o trabalho Biomemes falou sobre Biomas usando uma linguagem moderna e oriunda da Internet, os memes. Acompanhados de frases em Espanhol e muito bom humor, o trabalho criado pelos alunos pode ser baixado e usado no seu Facebook clicando aqui. Já a Releitura do quadro “O Grito”, unindo Artes e Inglês, levou o famoso personagem da obra de Edvard Munch à situações realmente desesperadoras quando se pensa em meio ambiente, todas baseadas na criatividade de nossos alunos
Focando mais na Língua Portuguesa, as receitas culinárias transformadas em obras narrativas e o uso da Literatura de Cordel para contar a história e as peculiaridades do bioma Caatinga, mostram nossa língua materna servindo ao registro e transmissão de conhecimento cultural e científico de toda e para toda população.
Por fim, para falar da disciplina de Artes precisaríamos falar de quase todos os trabalhos do EFII, porém, dentre eles, a construção das instalações da Amazônia – Cenário de um tesouro ameaçado, envolvendo também as disciplinas de Ciências e Espanhol, ou os Mosaicos construídos pelos alunos, além da já mencionada releitura de “O Grito”, foram atividades que se destacaram pela beleza, qualidade e empenho dos alunos. No caso do projeto Amazônia, a enorme instalação contou com a contribuição de dezenas de alunos, seja com os desenhos que formaram os painéis, seja com as pequenas plantas que simularam a floresta. Uma obra de arte de grandes proporções, tanto pelo resultado final, quanto pelo número de pessoas envolvidas.
Ciências Humanas atiçam nossa capacidade crítica e a vontade de agir
Já pensou em fazer compras sem gastar um único centavo? Na Mostra Cultural foi possível. Vários alunos saíram do colégio cheios de sacolas, ou pelo menos com aquele gibi novo que tanto queriam ou brinquedo diferente que nunca tiveram. Gerenciado pelos alunos dos 8ºs anos, o Mercado Sustentável foi um trabalho das disciplinas de Ensino Religioso, Ciências e Filosofia. A ideia é bastante simples. Nas semanas que antecederam o evento cada aluno levou para o colégio objetos que tinha em casa e que não usava mais, trocando-os por “dinheiro sustentável”. No dia da Mostra, puderam usar esse “dinheiro” para comprar coisas novas.
Com a proposta, os professores que idealizaram o projeto mostraram como é possível economizar reaproveitando. No entanto, a mente humana surpreende. No meio das compras, um aluno cheio de sacolas chamou a atenção. Ele, um dos maiores doadores de brinquedos e gibis, foi embora carregando várias pelúcias. Não por que fosse um aficionado, mas, com a proximidade do dia das crianças, sua intenção era doar todas em uma creche perto de sua casa.
Outra montagem que ficou lotada durante quase toda a mostra foi a sala Globalização como perversidade – Uma outra Globalização é Possível? Construída com doações de equipamentos eletrônicos velhos, o ambiente idealizado nas disciplinas de Geografia e de Filosofia mostrou-nos quanto lixo produzimos a partir do consumismo e da obsolescência programada. Só de celulares, tivemos dezenas descartados pelos alunos. Tudo, obviamente, encaminhado para a reciclagem após a Mostra.
Com caráter mais informativo, os trabalhos Hots Posts, Conscientização, Toten: histórias que deram certo, com apresentação do trabalho de ONGs na preservação, e a própria apresentação da Campanha da Fraternidade 2017, trouxeram um pouco das aulas de Geografia, História e Ensino Religioso para o público visitante.
Com Exatas e Biológicas, nosso corpo e os biomas
Não dá para falar de natureza e de biomas sem falar de saúde. Nosso corpo para estar bem, precisa não só de alimentos saudáveis, mas também de movimentar-se e nutrir-se de um ambiente preservado. Na disciplina de Matemática, alunos do 6º, 7º e 8º ano criaram deliciosas receitas preparadas com alimentos típicos dos biomas brasileiros, porém muitas vezes pouco aproveitados. Se você quer conhecer receitas como o “bife de casca de banana”, aprovado por 10 de 10 visitantes que experimentaram, acesse o livro criado pelos alunos clicando aqui.
Depois de ganhar algumas calorias, era possível queimá-las todas. No projeto Conversões de Energia os interessados puderam fazer atividades físicas e conferir como andavam seu preparo e ritmos cardíacos, com o apoio de alunos das disciplinas de Física e Educação Física. No mesmo ambiente, fundamentados pela disciplina de Biologia, foi construído um Sistema de Aquaponia, técnica que propõe um ciclo biológico em que a circulação de água mantém em equilíbrio plantas e peixes.
Integram, ainda, associados à disciplina de Ciências, dois trabalhos com um belo toque artístico. O primeiro consistiu na exposição do trabalho de Margaret Mee, botânica inglesa que ilustrou de maneira magnífica as plantas da Amazônia. O segundo, uma contribuição para a Mostra que surgiu quase na véspera da sua realização. A fotógrafa, e mãe de aluna do colégio, Jacqueline Padovani, enviou ao Ave Maria várias fotografias de seu acervo pessoal. Ela, que é especializada no registro de pássaros e aves, ajudou a tornar ainda mais rica nossa Mostra Cultura.
Parabéns a todos, professores, alunos e familiares, que participaram e contribuíram com este grande evento.
BIOMEMES: selecione uma imagem abaixo