18 outubro 2017

Mostra Cultural – O mundo ao meu redor!

Na segunda publicação sobre a Mostra Cultural 2017, destacamos o trabalho dos alunos do Ensino Fundamental I, do 2º ao 5º ano.

⇒ Perdeu a primeira matéria sobre o Curso Infantil e 1º ano? Clique aqui e confira.

Distribuídas pelas salas e auditório do andar térreo do Ensino Fundamental I, os projetos do segmento encantaram todos os visitantes. Podemos dizer que, literalmente, as instalações nos provocavam, mexiam com nossos sentidos e sentimentos!

2º ano  Biomas Brasileiros e defesa da vida: animais

Começando pelo 2º ano, o EFI dava o tom do que é uma Mostra Cultural: um espaço para apresentar à comunidade um pouquinho do conhecimento científico que é transmitido pelo colégio e construído pelos alunos. Falando de animais e biomas, duas atividades se destacavam na sala, ambas bastante características do Ensino Fundamental. Em uma, destacava-se a experimentação, o concreto. Na outra, o lúdico, saudável e necessário ao desenvolvimento das crianças.

Tais projetos eram os Bonecos Ecológicos, cujos cabelos eram cultivados a partir de sementes de alpiste, e o Dominó das Espécies, onde se aprendia sobre os animais encontrados em cada bioma. No primeiro, virtudes como paciência, disciplina e organização foram necessárias para que as crianças preparassem bonecos ao longo de várias semanas, mostrando o desenvolvimento das plantinhas. Já no dominó, adultos e crianças interagiam em um jogo divertido e instrutivo.

3º ano: Campinas – Conhecendo minha cidade e minha história

Emocionante! Essa é uma excelente palavra para descrever o trabalho dos alunos do 3º ano.

Aproveitando o Estudo do Meio realizado neste 2º semestre, as crianças falaram de nossa cidade. Destacando locais históricos do município, as turmas mostraram que história se faz no dia a dia.

Um dos projetos, porém, foi além do conhecimento e mexeu com as emoções! Ao estudarem os nomes de ruas famosas de Campinas, as crianças descobriram que por trás das placas, existiam pessoas importantes. Cada aluno decidiu, então, homenagear alguém que lhe fosse importante: pais, avós, tios, irmãos; cada um escolheu uma pessoa amada para eternizar em uma placa de rua. Junto a elas, pequenas frases justificavam a escolha dos nomes.

4º ano: Desmatamento da Mata Atlântica: da colonização aos dias atuais

Passeando ao longo de mais de 500 anos, os alunos do 4º ano mostraram as transformações, da chegada dos portugueses ao Brasil, passando pela substituição das matas pelas grandes fazendas, até o desenvolvimento dos aglomerados urbanos, em tempos recentes.

Para esta longa viagem no tempo, como preparação para a Mostra Cultural, o 4º ano fez uma parada estratégica: os alunos visitaram em setembro a Fazenda Ibicaba, local em que aprenderam sobre com era nossa região durante o século 19. Dos escravos, aos enormes terreiros para secagem do café, as crianças tiveram uma boa noção das mudanças pelas quais o ambiente passou. Além das construções históricas, as turmas visitaram, também, resquícios de mata que sobreviveram ao desenvolvimento humano.

5º ano: Extraordinária é a sensação que os biomas despertam

Sinestesia: é o nome que se dá à combinação de sensações em uma única memória. Sabe aquela lembrança de infância, de quando vemos uma foto de uma festinha e parece que sentimos o gosto do bolo em nossas bocas? Ou aquela música que nos faz lembrar de um determinado cheiro?

Os alunos do 5º ano fizeram um pouco disso ao apresentarem os biomas a partir de cheiros, sabores, sons, imagens e texturas. Era possível sentir o solo do Cerrado ou da Amazônia. Experimentar odores de plantas da Caatinga ou do Pantanal. Conhecer frutas de diferentes partes do nosso país enquanto víamos fotos das regiões. Tudo isso ao som de pássaros das diferentes regiões. Todos esses estímulos certamente se tornarão memórias que farão da Mostra Cultural 2017 um atividade inesquecível para alunos e visitantes.