31 outubro 2017

Mostra Cultura – Pensar e estar preparado para cuidar do mundo!!

Para encerrarmos a série Mostra Cultural 2017, os alunos do Ensino Médio mostram que estão prontos para serem cidadãos que cuidarão de nosso planeta.

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Seguindo o desenvolvimento escolar esperado, os alunos do Ensino Médio demonstraram maturidade para discutir e pensar na preservação dos biomas utilizando as todas as melhores ferramentas disponíveis: o senso crítico, a racionalidade científica, o amor por toda e criação e o poder da criatividade humana para encontrar soluções.

Como jovens aptos para agir no mundo, eles criaram e se divertiram enquanto transmitiam conhecimento.

Participação do Ensino Médio na Mostra Cultural começou bem antes do dia do evento.

logo mostra pngDurante o primeiro semestre, o colégio realizou um concurso interno para a escolha do logotipo da Mostra Cultural. Participaram alunos do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio. Ao final do processo, o logo escolhido foi o produzido pelo aluno Vinícius Ricardo Gonçalves De Barros Lamattina, da 3ª série do EM.

Na imagem, temos referências à justiça, através da balança de dois pratos; à fauna pelo pássaro; à flora, com a árvore, sendo que esta última é responsável por sustentar o mundo. Criatividade e senso crítico que fizeram do trabalho o mais votado pelos alunos do colégio.

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Vinícius, ao centro, vencedor do concurso cultural para escolha do logotipo.

Trabalhos do Ensino Médio expõe criatividade, criticidade e alunos aptos a agir no mundo

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Energia eólica e choque atraíram os visitantes.

Chocante, no bom sentido. Essa foi a sensação de muito visitantes que passaram pelas instalações do EM durante a Mostra. No campo científico, a pesquisa sobre Energia Sustentável apresentou ao público informações sobre alternativas para a geração de energia elétrica, recurso essencial para nossa sociedade. Para falar da diferença entre motores e geradores, e sobre como funciona a geração de energia eólica, um espremedor de laranjas foi transformado em ferramenta de ensino. Resultado: desligado da tomada ele era capaz de dar pequenos choques ao ser girado manualmente. Ainda aproveitando a disciplina de Física, alguns experimentos foram preparados pelos alunos que participam do curso extra-curricular Eletrostática na Prática.

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Experimento do curso Eletrostática na Prática.

Na mesma sala, em trabalho sobre Economia Sustentável, os alunos da 1ª série, integrando Língua Portuguesa, Filosofia e Sociologia, analisavam aspectos do desenvolvimento humano a partir da ótica que põe a preservação do planeta em primeiro lugar. Para atrair os visitantes, os alunos prepararam uma série de jogos que exigiam dos participantes atenção, lógica e boa memória. As atividades envolviam desde a realização de quizzes, com perguntas sobre os biomas, suas floras, faunas e geografia, à puzzles relativos à processos de produção relativos à produtos de cada região brasileira.

Há, porém, além do discurso científico, outras formas para ajudarmos as pessoas a refletirem sobre temas importantes. Com muita criatividade, alunos da 1ª e 2ª série colocaram no papel suas ideias. No entanto, nada de dissertações, ou planos esquematizados. Na Oficina de Criação Literária os gêneros textuais abordados foram a narrativa, através dos contos, e a poesia._MG_3143

Aproveitando a criatividade que transborda na maioria dos adolescentes, dois outros trabalhos se destacaram: Uma Mirada Biodiversa e o Documentário sobre Produção de Energia Sustentável. O primeiro, organizado pelas disciplinas de Artes, Matemática e Espanhol desafiou os alunos a fazerem montagens de fotos suas em imagens que retratassem cada um dos biomas brasileiros. Na base do bom humor, no estilo “reis do photoshop”, os alunos aprenderam e ensinaram sobre a natureza presente no nosso país. Já no documentário, a articulação das ideias obtidas na entrevista, a criação de um roteiro e a edição de todo o material, mobilizaram alunos e os professores da disciplina de Inglês e de Química.

Algumas das montagens ao estilo “reis do Photoshop”.

Por fim, as instalações do trabalho sobre a Ação Humana na Biodiversidade e a Geografia da Mata Atlântica / Floresta Amazônica colocaram os alunos para debater e conversar com os visitantes sobre como o homem afeta a natureza. Como aprender dá muita fome, a visita podia ser finalizada com uma deliciosa receita à base de mandioca.