26 julho 2017

Alunos do Ensino Médio visitaram em junho o SÍNCROTRON. Você sabe o que é um?

Você sabe o que é um Síncrotron? De maneira simplificada, podemos dizer que é um dos brinquedos favoritos de muitos cientistas, especialmente dos físicos. O único porém dessa brincadeira, é que ela tem um custo de construção da ordem das centenas de milhões e existem pouquíssimos no mundo.

No fundo, a ferramenta funciona acelerando partículas subatômicas (elétrons e prótons) a velocidades altíssimas, da ordem de 3 mil km/s ou mais. Essas partículas são controladas por poderosos campos magnéticos e giram dentro de túneis com centenas de metros de extensão, milhares de vezes a cada segundo. No caso de um acelerador de elétrons, quando estas partículas “fazem curvas” elas emitem diferentes tipos de radiação, dependendo da energia usada. É diferente, por exemplo, do CERN, acelerador europeu que utiliza prótons.

Fotografia panorâmica do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas, estado de São Paulo, o primeiro acelerador de partículas do tipo síncrotron do hemisfério sul. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/)

A complexidade necessária para a operação e construção de tal ferramenta faz com que seja motivo de orgulho para a região de Campinas saber que aqui está localizado o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e, em breve, teremos a inauguração do projeto SIRIUS, o mais moderno e poderoso acelerador de 4ª geração do mundo!!

Colégio Franciscano Ave Maria visita o LNLS

Bem, muito melhor que aprender sobre ciências é ver a ciência acontecendo na prática. Além do uso frequente do laboratório do colégio, para os alunos do Ensino Médio sair da sala de aula é quase uma necessidade. Para ajudá-los na tomada de decisão em relação aos vestibulares, o Projeto POP realizou no dia 14 de junho uma visita ao LNLS com os alunos da 2ª série do Ensino Médio.

(EM) Laboratório Síncrotron.08Acompanhados do professor Marcelo Boaro e do Coordenador Fellipe Büll, os alunos conheceram as instalações e participaram de uma visita monitorada onde ouviram um pouco sobre os profissionais que trabalham no laboratório e sobre as pesquisas que lá são realizadas.

Ao contrário do que muitos imaginavam, muito além da física, o Síncrotron é um laboratório frequentado por cientistas de diversas áreas. Por se tratar de uma poderosa fonte de luz ultravioleta, infravermelha e de raio-x, o LNLS é usado, por exemplo, por engenheiros que estudam propriedades elétricas e de resistência de materiais. Pesquisadores da área de medicina e de biologia, por exemplo, podem fazer uso do laboratório para estudos na área de tomografia.

Para todos os alunos, das diferentes áreas de interesse, a visita foi importante, sejam pelas curiosidades, seja pelo conhecimento acerca da pesquisa científica.