Você conhece o POP? Os alunos do Ensino Médio, sim!!
Para os alunos do Ensino Médio do Ave Maria, durante os horários de aula, pelo menos, POP não tem a ver com cultura, arte ou música. Para os nossos vestibulandos, a sigla é um acrônimo para Programa de Orientação Profissional (POP). Organizado e implementado pelo Coordenador Pedagógico Fellipe Büll, o projeto propõe, ao longo do ano, uma série de atividades voltadas à preparação dos alunos para a escolha de uma carreira.
Profissional e ex-alunos trazem dicas para fazer a escolha certa
Neste primeiro semestre, além das atividades iniciais com questionários e levantamento de interesses, tivemos dois encontros bastante elogiados pelos alunos.
Em abril, o Colégio recebeu a psicóloga Maristela Volpe dos Santos. Bacharel em Psicologia e Mestra em Psicologia como Profissão e Ciência, ambos pela PUC-Campinas, a palestrante falou sobre o tema “Terei de escolher minha profissão: por onde devo começar?“. Segundo a profissional, no processo de decisão “é necessária a superação dos conflitos rumo a uma escolha consciente, baseada em possibilidades concretas, levando em consideração suas aptidões, interesses, aspirações e as perspectivas pessoais e sociais relacionadas a sua condição de vida“.
Já no mês de junho, foi a vez de dois ex-alunos do colégio baterem um papo com o Ensino Médio. Para matar a saudade, os alunos Isaac Trevisam e Gabriel Ferreira estiveram conosco para falar sobre vida universitária e vestibular. Ambos os alunos têm um carinho especial pelo Colégio.
Isaac veio para o Ave Maria no final do Ensino Fundamental II e cursou todo o Ensino Médio conosco. Formado na 3ª série em 2012, ingressou no ano seguinte no curso de História, na UNICAMP, concluindo a graduação agora, em 2017. Já Gabriel, depois de 11 anos de Ave Maria, foi aprovado este ano direto da 3ª série do EM para o curso de Medicina, também na UNICAMP, estando em seu primeiro ano de faculdade.
Agora universitários, eles propiciaram aos alunos uma conversa descontraída e ao mesmo tempo valiosa, sobre como conseguiram atingir seus objetivos e o quanto estão satisfeitos com o que encontraram na faculdade. Eles destacaram a relação diferenciada entre professores e alunos no ensino superior. “Lá, assim como aqui, os professores estão sempre disponíveis para ajudar os alunos. O que muda é que, na universidade, são os alunos que têm de ter a iniciativa de buscar o professor“, comentou Gabriel.
Isaac destacou, ainda, que uma das melhores coisas de se fazer uma boa escolha profissional, é que na universidade você vai focar seus estudos no que mais gosta. Além das dicas sobre a preparação para o vestibular, os ex-alunos derrubaram mitos como o do trote violento e das festas infindáveis. “O que na verdade existe são atividades de recepção, com ações solidárias e de integração, e as festas, quando ocorrem são bem menos frequentes que as horas de estudo e de preparação de trabalhos“, concordaram.
As atividades do POP continuarão no 2º semestre, com visitas às instituições, retomada das atividades de orientação e pesquisas de opinião com os alunos. Tudo para que os formandos do Ave Maria tenham a tranquilidade em saber que estão no caminho certo.