02 maio 2018

Sílabas e Sons: os primeiros passos de um longo caminho

De onde vem a habilidade de escrever bem? Assim como na matemática, na Língua Portuguesa, os primeiros passos dos alunos são dados ao longo do Curso Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental I. Trata-se de um processo gradual, onde a didática dos professores e as estratégias pedagógicas fazem toda a diferença.

Muitos pais sofrem ao acompanharem os filhos nessa fase imaginando que aprender a ler e a escrever é um simples jogo de associação: b com a forma “ba“; b com e forma “be“; e assim por diante. Quando os filhos, no entanto, parecem não entender essa “lógica”, cria-se uma angústia nas famílias e uma cobrança precoce sobre as crianças.Sílabas e Sons 01

Para ajudar os pais a entenderem que alfabetização vai muito além do “bê-a-bá”, podemos citar o trabalho da professora Flávia, do 1º ano C.

Meu nome é a chave para os primeiros passos!Sílabas e Sons 0

No final de abril, os caçulinhas do EFI utilizaram uma ferramenta já explorada desde o Curso Infantil: seus nomes próprios. Nessa fase, todos já sabem escrever e reconhecem o próprio nome. Aproveitando o fato dessas palavras serem estáveis e facilmente reconhecidas, elas se tornaram ferramentas para que os alunos se apropriassem de algumas características do sistema de escrita.

  • Quantas letras cada nome possui?
  • Quais são vogais? Quais são consoantes?
  • Quantas sílabas cada nome possui?
  • Quais combinações de letras formam cada som?

Para responder às perguntas acima, os alunos, além de analisarem os próprios nomes e os dos colegas, realizam atividades lúdicas como o bater de palmas para a identificação das sílabas. Aos poucos, as crianças aprender a identificar as unidades sonoras (fonemas) e a representá-las com letras e símbolos (grafemas). Assim, de passo em passo, constrói-se o sistema de escrita e forma-se crianças alfabetizadas.