Resultados do Simulado ENEM e Simulado FUVEST apontam que estamos no caminho certo!
Para que serve uma avaliação? Ela serve para nos apontar até onde chegamos e o que precisamos fazer para ir além! Para alunos que estão no Ensino Médio, especialmente na 3ª série, simulados funcionam como parte da preparação final, uma avaliação que ajuda a orientar sobre os últimos detalhes que faltam para garantir um uma formação completa para os vestibulares.
É exatamente assim que pensam os alunos do Colégio Franciscano Ave Maria. Se não o fosse, o que mais levaria jovens e adolescentes a, nos sábados e em período vespertino, se disporem a sair de casa para passarem 2h, as vezes 4, sentados diante de avaliações realmente desafiadoras?
Da dedicação dos nossos alunos, temos colhido bons resultados. Vejam como foram os primeiros simulados e olimpíadas realizados pelo 9º ano e pelos alunos do Ensino Médio.
Olimpíadas SAS
Há vários anos o Ave Maria promove a participação de seus alunos em competições acadêmicas. Já participamos de olimpíadas de matemática, de olimpíadas de história e até de olimpíadas de raciocínio avançado (Mente Inovadora). Neste ano, com a implantação do novo material didático, tivemos a possibilidade de participarmos de um novo conjunto de desafio: as Olimpíadas do SAS. Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, puderam se inscrever para as provas de Biologia, Física, Matemática e Química.
Realizadas no dia 14 de maio, sábado, a avaliação ofereceu aos alunos uma oportunidade de serem testados em um nível alto. Quem conhece qualquer olimpíada acadêmica sabe o quanto as questões desse tipo de avaliação estão acima do nível tradicional de qualquer prova. Mesmo assim, tivemos, por exemplo, resultados excelentes como os 15º e 35º lugar (de um total de 512 inscritos) na olimpíada de Física; ou 183º lugar (de um total de 2022 inscritos), na olimpíada de Biologia. Para um primeiro ano de participação, tais resultados mostram que os esforços estão no caminho certo.
Simulados FUVEST e ENEM tem presença maciça da 3ª série do EM
Todos sabem que ao final do Ensino Médio, a maioria dos alunos vê nos vestibulares um grande desafio. Também não é segredo que, o resultado positivo em processos seletivos, advêm de um esforço e de uma dedicação empreendidos ao longo não apenas da 3ª série do EM, mas durante toda a trajetória escolar do aluno. Em 2016, demos início a uma nova parceria que, através do material do SAS, acrescentou a tudo que já existia de positivo no colégio, novos recursos e uma forma inovadora de tratar a educação.
Em meados de abril, a 3ª série do Ensino Médio participou do 1º simulado FUVEST. Segundo avaliação do próprio SAS, que preparou o simulado, a prova podia ser classificada como difícil. O objetivo foi justamente esse. Pensando que neste ano a 3ª série do EM tem tido aulas vespertinas de adequação de currículo e aulas suplementares, poderíamos indagar: estariam os alunos preparados para tal desafio já no começo do ano? A resposta para essa pergunta foi SIM! Além de mostrar preparo, apesar de ainda restarem alguns meses até que tenham estudado todo o conteúdo, os alunos têm aceitado o desafio e se dedicado com afinco aos estudos.
Resultado: de 164 escolas inscritas no Simulado FUVEST, o Ave Maria ficou em 44º lugar de todo o Brasil! Isso já no primeiro simulado, mesmo sem que tenhamos ainda atingido as condições ideais. É um resultado excelente que mostra que seguimos no caminho certo.
Praticamente 1 mês depois, o colégio participou também do Simulado ENEM. Desta vez, de 334 escolas participantes, conquistamos o 107º lugar nacional. Existe ainda um fato que valoriza ainda mais este resultado. Lembremo-nos: passamos ainda pelo processo de adequação. Isso significa que, ao contrário da maioria dos outros colégio que participaram dos simulados, nossos alunos ainda estão vendo pela primeira vez uma série de conteúdos ao longo da 3ª série. Apesar desse desafio, garantimos nosso lugar dentre as melhores escolas. Um primeiro passo de uma trajetória crescimento contínuo!
Teremos ainda, ao longo do ano, pelo menos mais dois grandes simulados e as Avaliações Sistemáticas. Que os resultados positivos que tem surgido sejam mais um estímulo para que alunos e professores avancem frente aos desafios que ainda virão.