Ferramentas digitais do Portal SAS dão um up na preparação para o vestibular
Provavelmente muito mais antiga, porém geralmente atribuída aos gregos, a máxima “conhece-te a ti mesmo” costuma significar a necessidade do autoconhecimento para que uma pessoa tenha realização plena. Pensando nisso, e sabendo um dos papeis de qualquer avaliação é o de produzir autoconhecimento para os alunos sobre o que de fato aprenderam, esta rotina escolar deve ser encarada como parte do processo, jamais como o seu fim.
O objetivo das avaliações é promover o autoconhecimento
Sabendo que a afirmação acima é verdadeira, os simulados e avaliações SAS são uma inovação positiva acrescida à proposta pedagógica de nosso Ensino Médio. Com a ajuda de uma série de ferramentas online, ficou muito mais fácil aproveitar a imensa quantidade de informações geradas nesse tipo de avaliação. Em resumo, o simulado não termina com a divulgação dos resultados. Na verdade, é a partir da divulgação que começa o verdadeiro trabalho duro.
Através do Portal SAS, e utilizando login e senha individual, cada aluno tem acesso a relatórios detalhados do seu desempenho. Cada questão é associada a um determinado conteúdo ou capítulo dos livros que compões o material didático. Sendo assim, além de saber exatamente o que errou e o que acertou, o aluno recebo orientação sobre o que deve revisar para evitar erros futuros. Isso é feito através do SAS TV, portal ao qual todos os alunos do colégio tem acesso. Melhor ainda, cada questão é resolvida e comentada em vídeo. Para orientar os alunos, é disponível, também através do Portal SAS, um Plano de Estudos individual, criado a partir dos acertos e erros obtidos em cada simulado.
No caso específico do ENEM, existe uma outra ferramenta que fez ainda mais sucesso dentre os alunos da 3ª série do EM.
Para que não conhece, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) é atualmente a principal porta de entrada para as universidades federais brasileiras. Ele utiliza a nota do ENEM para selecionar os alunos para cursos de todo o Brasil. Dessa forma, o ENEM passou a ser o principal vestibular do pais, reunindo mais de 5 milhões de jovens em busca de uma vaga. Além disso, o ENEM utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para atribuir notas aos alunos. Através de cálculos complexos, a TRI permite diferenciar, dentre outras coisas, chutes de conhecimento real, de modo que a nota do aluno leva em consideração seu resultado global, e não apenas o número de acerto.
Pois bem, é neste aspecto que o SAS fez sua grande inovação. O Simulado ENEM utilizou a TRI para gerar a nota dos alunos participantes. Assim, temos uma simulação fidedigna da nota que os alunos teriam se fosse o ENEM de verdade. Gostou? Porém tem mais! Em parceria com o site Guru do SISU, os alunos podem simular em quais universidades seriam aprovados com a nota que obtiveram no simulado. Isso é fantástico!
Se juntarmos o Plano de Estudos e o Guru do SISU à dedicação de alunos e de professores à promoção de um aprendizado de qualidade, temos todos os ingredientes de que precisamos para permitir que cada um atinja seus objetivos ao término do Ensino Médio: poder seguir seus estudos na carreira e na universidade com as quais sempre sonhou e para as quais tem se preparado.
Que assim seja!
Mais uma avaliação para nos ajudar a planejar o aprendizado
Vale lembrar que, nesta semana, todos os alunos, do 5º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio farão uma avaliação especial. Trata-se da Provinha SAS e da Avaliação Sistemática. Os resultados da avaliação serão divulgados a partir do dia 10 de junho e estarão disponíveis no portal. Tais informações certamente nos ajudarão escola, alunos e famílias a delinear e planejar melhor ações necessárias para garantir um aprendizado de qualidade para todos.