Medicina e Direito: palestras do POP apresentam aos alunos carreiras disputadas
Dando continuidade às atividades do Programa de Orientação Profissional (POP), os alunos do Ensino Médio do Ave Maria receberam na 2ª semana de agosto o advogado Luiz Henrique Cirilo e a médica Natacha S. T. Cavassani. Durante duas aulas, uma na terça-feira e outra na quarta, nossos vestibulandos conheceram um pouco mais sobre a carreira de cada um dos profissionais e puderam questioná-los sobre suas atuações.
Profissionais com experiência têm muito o que contar
O primeiro a se apresentar foi atual vereador em Campinas, Dr. Luiz Henrique Cirilo. Ele, que já ocupou diversos cargos na OAB-Campinas, é formado em Direito na PUC e tem experiência em atuar tanto no desenvolvimento de leis, devido às suas funções na Câmara Municipal, quanto na advocacia, na área Trabalhista, Civil e Penal. Aos alunos ele contou um pouco de sua trajetória profissional, desde a época de graduação, com as atividades acadêmicas, até sua passagem por órgãos de classe, como Examinador da OAB, Secretário da Associação de Advogados de Campinas e até como membro de comissões parlamentares que avaliam a Constituição e a Legalidade das leis municipais.
Para os alunos, além das atividades enquanto advogado, Luiz Cirilo destacou a diversidade de campos de atuação para os formados em Direito.
Após o primeiro encontro, com foco em um curso de Humanas, na quarta recebemos uma profissional da área de Saúde. Formada em Medicina na UNICAMP, Dr. Natacha Cavassani especializou-se em Pediatria e Endocrinologia Pediátrica. Atualmente ela trabalha enquanto profissional da atenção primária, na rede municipal de saúde, e mantém uma clínica particular. Além de destacar o dia a dia da profissão, Natacha falou sobre sua preparação para o vestibular, sobre a empregabilidade e sobre desafios da área de saúde.
Diante de uma pergunta comum, porém espinhosa, a médica deu uma resposta exemplar. Ao ser questionada sobre faixas salariais dos profissionais da área de medicina, ela destacou o fato de que, nesta profissão, a quantidade de horas trabalhadas varia muito de profissional para profissional. Há desde aqueles que trabalham 30 horas por semana, até médicos que fazem 80 horas semanais. Isso faz com que os salários variem bastante, sendo influenciado, também, pela especialidade escolhida pelo profissional.
POP terá prosseguimento nos próximos meses
A orientação de nossos alunos quanto às profissões e carreiras continuam nos próximos meses. Novas palestras e workshops estão programados e você pode acompanhar tudo pela página de Eventos do Colégio.
Quer conhecer pessoalmente nosso Ensino Médio? Agende uma visita através de nossa secretaria pelo telefone (19) 2136-9933.
Se você vai cursar a 1ª série do Ensino Médio, não perca. Inscreva-se para o nosso Concurso de Bolsas. Mais informações, clique aqui.