02 outubro 2016

Formação para a solidariedade, valores para a vida!

Vivemos em um mundo líquido. É isso que propõe o filósofo polonês Zygmunt Bauman. Ele usa esta analogia para definir que nossa sociedade parece ter perdido (ou esquecido de propósito) os valores e os referenciais que, de certa forma, ofereciam “solidez” às nossas vidas. Segundo o autor, tudo hoje parece ser fluído demais, incerto demais, volátil demais. Sem um chão firme para pisar, muitos se perdem ao longo de sua caminhada tentando se agarrar àquilo que vira fumaça diante de seus olhos.

* Confira matéria publicada no Correio Popular sobre os valores que fundamentam o colégio.

Apesar dessa realidade, existem locais onde ainda se é possível encontrar uma referência que contribua pra uma formação humana do sujeito. Uma formação que promova um amadurecimento da pessoa, tornando-a confiante, autônoma e responsável em suas escolhas ao longo da vida.

solidariedadeEm primeiro lugar, esta referência deve vir primeiramente da família. No entanto, no momento em que esta família faz a escolha por uma determinada escola, na qual esperam que seus filhos sejam formados, ela compartilha com esta instituição o papel de oferecer aos seus filhos referenciais humanos fundamentais. Dentre estes valores encontramos a Fraternidade e Solidariedade, sentimentos nobres que, aplicados com sabedoria, fazem de nosso mundo um lugar melhor. No Projeto Educativo do Colégio Franciscano Ave Maria estes dois valores tem papel de destaque.

Aid Truck ajuda Lar dos Velhinhos

Todos os anos a professora Paula, de Inglês (EFII) trabalha com diversos projetos em sua disciplina. Alinhada com a formação humana de nossos alunos, este ano ela resolveu promover o Aid Truck. Feito em parceria com os alunos do 7º ano, o projeto consiste no estudo e comparação de duas festas culturais, o halloween e as festas juninas, seguido de uma ação solidária.

Para ficar mais gostoso, além de aprender sobre brincadeiras, os alunos estudam inglês através de comidas típicas de cada festa, transformando-as em seguida em um saboroso cardápio para o Aid Truck. Os alunos do 7º ano prepararam e apresentaram suas receitas e, durante as Olimpíadas, organizaram a venda dos quitutes durante os intervalos no colégio.

Do trabalho e esforço do grupo, a prova de que a solidariedade nasce de pequenas atitudes. Em apenas dois dias de vendas, pelas mão de adolescentes com entre 11 e 13 anos, foram arrecadados R$ 1321,25. Esse valor será integramente doado ao Lar dos Velhinhos de Campinas.

Para provar que a solidariedade é contagiante. Depois de terminada a olimpíada finalizada a arrecadação com a venda dos pratos típicos, um grupo de alunos procurou a coordenação do EFII com um envelope em mãos. Eram R$ 51,15 que eles gostariam de doar ao Aid Truck. O dinheiro havia sido arrecadado entre os alunos do 7º ano B para a compra de tinta, cartazes e bandeiras que seriam usadas pela torcida do time vermelho. Após as compras, tudo que sobrou foi repassado como doação ao Aid Truck!

Parabéns aos alunos e à professora!

Olimpíada bonifica equipes pela arrecadação de alimentos

Quem pensa que o espírito olímpico se resume à competir, não entendeu o propósito dos jogos. Nosso slogan é “se o importante é competir, o fundamental é cooperar”. E cooperamos bastante.

Na semana anterior e durante a semana esportiva, cada uma das equipes, Amarelo, Azul, e Vermelho, tinha um desafio: arrecadar mais de 1 tonelada de alimentos não perecíveis. Individualmente, nenhum aluno teria condições de atingir a marca, porém, juntos, eles foram capazes de superá-la. No total, ao longo de 14 dias, foi arrecadada mais de 1 tonelada de produtos como arroz, bolachas, feijão, óleo, macarrão etc.

sam_2464Como forma de parabenizar o esforço dos alunos, todos receberam bonificações na pontuação final da olimpíada:

  • Vermelho (429 Kg = +40 pontos)
  • Amarelo (326 Kg = + 30 pontos)
  • Azul (315 Kg = + 20 pontos)

Ao final dos jogos, a equipe vermelha sagrou-se a campeã por uma diferença de apenas 20 pontos. Porém, não foram os únicos a conquistarem a vitória. Venceram, também, as instituições que receberam os alimentos arrecadados e os alunos que colocaram em pratica a fraternidade para com os mais necessitados.

* Os alimentos foram encaminhados às seguintes instituições: Creche Irmã Maria Angela (CIMA) e Centro Educacional e de Assistência Social Coração de Maria (CEASCOM).

Alunos e coordenadora levaram doações ao lar dos velhinhos

No dia 13 de outubro, alunos do 7º ano, acompanhados da coordenadora Wania, estiveram no Lar dos Velhinhos de Campinas (LVC) para entregar o dinheiro arrecadado pelo Aid Truck. Eles foram recebidos pelas funcionárias Telma e Márcia, que apresentaram o local. Com capacidade para 150 idosos, o Lar abriga 100 idosos, todos eles carentes. Dentre os serviços oferecidos estão o acompanhamento médico, fisioterapeutas, além de atividades recreativas e sociais, incluindo Instituto de Beleza, sala de projeção de filmes, horta comunitária e aparelhos de ginástica.

Os alunos ficaram encantados com o local, especialmente nas conversas com os moradores e ao saber que contribuíram para o cuidado daqueles que necessitam.