24 outubro 2018

Educação Infantil exige espaços amplos e muita criatividade

Escolher a primeira escola da vida de uma criança não é fácil. Tal decisão deve levar em consideração critérios minuciosos que garantam a segurança, o bem-estar e o desenvolvimento adequado dos pequeninos.

Pais atentos costumam observar tudo: a formação dos professores, os horários e rotinas, a alimentação das crianças, a lista de materiais etc. Porém, uma das características que mais tem sido elogiadas, junto com a formação dos professores, são os ambientes disponíveis para os alunos da Educação Infantil.

Nessa faixa etária, as turminhas passam grande parte do tempo brincando, explorando e interagindo com diversos ambientes do colégio. Dentre eles, os mais utilizados são o Parque Infantil, o pátio coberto e a casinha ecológica. Sobre este último, há pouco tempo publicamos uma matéria, por isso podemos focar nos dois primeiros ambentes.

Xodó dos alunos, o Parque Infantil foi inteiramente reformado em 2016 e oferece aos alunos uma grande diversidade de experiências. Desde a “areia azul”, ao grande escorregador, passando pelo painel criativo, tudo ali foi pensado para estimular o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos.

Porém, mesmo ambientes comuns como o pátio coberto podem se tornar verdadeiros oásis recreativos. Com muita criatividade, as professoras do Infantil 1 ao 1º ano do Ensino Fundamental customizam o local para as mais diversas atividades. Para as crianças, poder frequentar um local arejado, colorido, no qual podem liberar toda a sua energia, é fundamental para que se sintam bem e deem os primeiros passos em sua trajetória de sucesso escolar.

Pátios

Parque Infantil