20 outubro 2016

Percebendo o mundo em todos os sentidos!

No início do ano, o Colégio entregou a nossos alunos um novo Parque Infantil. Todo reformulado, o ambiente oferece às crianças oportunidades de desenvolverem suas habilidades motoras, cognitivas e sociais. Além dos brinquedos, da areia e do amplo espaço para interagirem com segurança, em julho foi inaugurado um novo espaço no local: o Painel Criativo.

Arte x arte

Quando pensamos nas ações de crianças pequenas, são pequenos detalhes que nos permitem diferenciam a arte, no sentido de bagunça, da Arte, no sentido de um processo criativo e expressivo da criança. Quem nunca chegou em casa e se deparou com aquela parede riscada? Ou com a marca de canetinha no sofá? Antes, porém, de arrancar os cabelos pensando na peraltice, lembre-se que desde que nascem crianças estão a aprender! Elas aprendem observando gestos e palavras de adultos e de outras crianças; aprendem explorando o ambiente e os objetos; interagindo, usando todos os seus sentidos… Enfim, faz parte do seu desenvolvimento.

Um dos detalhes que podem transformar a “arte” em “Arte” é a criação de um local próprio para a sua realização. Uma cartolina afixada na parede, ou uma daquelas canetinhas próprias para escrever no box (e limpar facilmente, claro), estes são exemplos de atitudes simples que ajudam no desenvolvimento motor e cognitivo da criança.


Quem explica a importância deste tipo de atividade é a coordenadora do Curso Infantil, Luciana Emmerich. “Além de estarem ao ar livre, ao usarem o Painel Criativo, as crianças desenvolvem sua coordenação motora fina no plano vertical“, comenta a pedagoga. Se observarmos, é muito comum vermos as crianças trabalhando apenas no plano horizontal, seja em um caderno, seja no chão. Oferecer a oportunidade para praticarem movimentos novos, com uma outra postura, usando outros músculos, é importante para que o seu desenvolvimento seja completo. E o melhor de tudo é que, junto com toda essa elaboração didática, para os alunos, “é tudo muito divertido“, conclui.

A cada nova obra de arte, os alunos se sentem orgulhos, ainda mais sabendo que suas pinturas ficarão expostas para os colegas ao longo de vários dias. O difícil é só aguentar de vontade de apagar tudo e começar a pintar novamente. Irresistível!!