Colégio investe na formação de seus profissionais
No ano passado, noticiamos um fato que tem se tornado rotineiro. É fácil observar a relação entre a sala de aula do Ave Maria e as maiores, e principais, instituições de pesquisa e formação de educadores presentes em nossa região. Além do currículo altamente qualificado do nosso corpo docente e da presença de nossos ex-alunos nessas universidades, existe a consciência de que, na educação, fica para trás quem para no tempo. Por isso, uma preocupação constante da equipe gestora é oferecer a professores e coordenadores a oportunidade de continuarem a aprender, aperfeiçoando ainda mais suas habilidades pedagógicas, e de terem contato com pesquisadores e ideias do mais alto nível.
Foram palestras no colégio, congressos do SAS, cursos e capacitações. Dentre todos estes, duas grandes iniciativas se destacaram. Confiram quais são elas.
Curso de Neurociências na Educação
O neuropsicólogo Ricardo Franco de Lima é prova do papel relevante da pesquisa acadêmica no desenvolvimento profissional dos professores do Ave Maria. Recentemente ele defendeu sua tese de doutorado na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, na qual propôs um programa para o tratamento de crianças com dislexia.
Especialista em Neuro-Dificuldades de Aprendizagem, o psicólogo ministra, desde o início do ano, o curso “Contribuições da Neurociência para a Educação“, exclusivamente para os professores do Curso Infantil e Ensino Fundamental I do colégio. Tratam-se de encontros periódicos nos quais são discutidos assuntos como “identificação de transtornos de aprendizagem” e “práticas educacionais que visam promover o desenvolvimento da linguagem e das funções executivas“.
Para os professores, é uma oportunidade de revisar assuntos teóricos de suas graduações e, ao mesmo tempo, utilizarem-se de suas experiências e percepções de sala de aula para provocar e construir junto com Ricardo Lima, soluções para os desafios que nascem na sala de aula. Em uma das discussões sobre a dislexia, problema comum que afeta o desenvolvimento da leitura e da escrita, Ricardo apresentou uma série de etapas que podem ser seguidas, por famílias e escola, no tratamento do distúrbio:
- Primeiro, deve-se tomar consciência do problema e de suas implicações;
- Em segundo lugar, deve-se estabelecer um acompanhamento especializado do aluno, com avaliações constantes de progresso;
- Em seguida, família e escola devem dar início ao desenvolvimento das funções executivas que ajudarão a amenizar as dificuldades. Isso pode ser feito trabalhando competências como a administração de tempo, organização do ambiente de estudos e de materiais, a realização das lições de casa e o estudo para provas.
Segundo o pesquisador, cada atividade exige uma estratégia diferente. Sabendo disso, é a presença frequente de Ricardo nos encontros realizados pelos professores o que tem garantido uma efetiva aplicação da teoria na prática. No lugar de apenas ler a tese, nada melhor que poder discutir com o autor, ao vivo!
Muito além da busca de soluções para um problema específico, a participação dos professores no curso tem despertado a consciência de que é possível identificar e contornar problemas no aprendizado utilizando-se mais que a simples intuição docente, mas a ciência aplicada.
Coordenadores participam de Congresso Educar
As coordenadoras dos quatro segmentos participaram na semana passada do maior evento educacional do nosso pais: o Congresso EDUCAR. Dividido em 5 áreas (Profissão e Formação Docente, As Práticas Escolares, Políticas Educacionais e Inovações Curriculares, Aprendizagem: Ciclos da Vida e Ciclos da Escola e Gestão e Qualidade Social), o evento reuniu pesquisadores, empresas da área educacional e, principalmente, profissionais do mais alto nível do Brasil e do exterior, para discutir soluções e problemas da educação em nosso país.
Dentre os grandes nomes presentes no evento, podemos citar o escritor, médico e psiquiatra Augusto Cury, com a palestra Educar a Emoção Gerenciando Conflitos; José Pacheco, coordenador da Escola da Ponte, em Portugal, contando suas experiências sobre Novas Construções Sociais de Aprendizagem; Eduardo Shinyashiki, consultor e conferencista tratando das Competências Socioemocionais na Educação: ‘Integração Entre Sentir e Aprender’; Celso Vasconcellos, que esteve no Ave Maria no início do ano, apresentando a palestra Profissões e Formação Docente; além de muitos outros grandes nomes da educação.
Também no mês de maio, professores do EFII e EM participaram de encontro do SAS
No início do mês, professores do colégio e equipe gestora se reuniram no hotel Tryp, em Campinas, para o Encontro Regional SAS. Com a presença dos professores e palestrantes Carlos David e Renato Gurgel, o evento discutiu as mudanças ocorridas na Educação do século XXI, além de buscar realizar uma análise do impacto dessas transformações no cenário educacional atual. Os temas das palestras foram “A importância de pensar contra a maré” e “Os desafios da Educação para o século XXI“. Certamente uma manhã muito proveitosa.