2ª Olimpíada Mente Inovadora
Está chegando a aguardada hora. Alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm um compromisso marcado para os dias 28/11 e 29/11: a 2º Olimpíada Mente Inovadora. Os alunos que se inscreverem irão disputar uma das quatro vagas na equipe que irá representar o colégio nas próximas fases da competição. Confira, a seguir, detalhes do evento.
Confira as datas dos jogos
- Dia 28 de novembro:
- Quoridor (do 4º ao 7º ano)
- Octi (do 4º ao 7º ano)
- Damas Olímpicas (do 4º ao 7º ano)
- Abalone (do 4º ao 7º ano)
- Dia 29 de novembro:
- Quoridor (8º e 9º ano)
- Octi (8º e 9º ano)
- Damas Olímpicas (8º e 9º ano)
- Abalone (8º e 9º ano)
As partidas terão início às 14h com encerramento até as 17h. Caso o torneio termine antes das 17h, os alunos deverão aguardar até a chegada dos responsáveis para se dirigirem à recepção.
Para conhecer as disputas da primeira rodada, clique aqui.
OBS: a senha necessária para acessar as tabelas de jogos foi enviada por e-mail para os responsáveis pelos alunos inscritos.
1. Quem pode participar?
Alunos do 4º ao 9º ano (inscrições já encerradas).
2. Quais jogos serão disputados?
Serão disputadas partidas em 4 modalidades diferentes, sendo que todos os jogos são de oponência, com dois adversários se enfrentando em partidas de, no máximo, 15 minutos. O aluno que desejar pode acessar o site www.mindlab.net e, mediante cadastro no qual deve se identificar como aluno do Colégio Franciscano Ave Maria, treinar On-line para a nossa olimpíada.
Os jogos disponíveis são:
- Quoridor: jogo disputado em um tabuleiro de 81 casas. Cada jogador possui 10 barreiras e um peão que deve atravessar todo o tabuleiro para vencer a partida. Quoridor trabalha com a habilidade de gerenciar recursos e com a necessidade do planejamento antecipado.
- Octi: jogo criado para dar vantagem ao ser humano frente aos computadores. Nele, cada jogador possui 4 octógonos que, para se movimentarem, necessitam receber setas. Além de trabalhar a necessidade de não sermos impulsivos, por se tratar de um jogo muito rápido, exige do aluno o desenvolvimento de estratégias e o cálculo antecipado de possibilidades.
- Damas Olímpicas: parecida com a versão popular, esta modalidade de damas exige dos alunos a criação de árvores do pensamento, de modo a planejar situações que lhe sejam vantajosas na partida.
- Abalone: dos quatro jogos, é aquele que exige mais sangue frio. Por se tratar de um jogo meticuloso e lento, é difícil antecipar várias rodadas de uma partida, exigindo do aluno o uso constante do Método do Semáforo, de modo a avaliar a cada jogada o melhor caminho a ser seguido.
3. Quando serão as disputas?
As Olimpíadas ocorrerão em dois dias: 28 de novembro e 29 de novembro. Os jogos terão início às 14h, sem atrasos! Sugerimos que os alunos que forem participar do evento cheguem ao colégio com pelo menos 15 minutos de antecedência e se dirijam as salas indicadas na véspera. Em relação aos alunos da tarde, eles serão encaminhados para os locais dos jogos pelas professoras. Caso o aluno chegue após o término da primeira rodada ele não poderá participar do restante do torneio.
4. Como serão as disputas, quem irá se classificar para as finais e como será definido o campeão?
Os alunos do 4º ao 9º ano serão divididos em 2 grupos. O primeiro, chamado aqui de Nível Alfa, contará com alunos do 4º ao 7º ano. O outro grupo, chamado de Nível Beta, será formado pelos alunos do 8º e 9º ano. Ao final do torneio, os primeiros colocados de cada jogo formarão uma equipe 4 jogadores. Veja a forma da disputa:
- Sobre as seletivas:
- Cada aluno deve escolher uma única modalidade dentre as quatro listadas acima. Ele disputará apenas o torneio definido por sua escolha, não sendo possível alterar a opção após a inscrição.
- Serão entre 5 e 6 rodadas, dependendo do número de inscritos. Não existe eliminação e todos os alunos jogam todas as rodadas.
- Considerando que vitórias valem 1 ponto, empates valem 0,5 pontos e derrotas valem 0 (zero) ponto, ao final do torneio os alunos serão classificados em ordem decrescente, sendo aquele que atingir maior pontuação declarado campeão do torneio.
- Caso haja a necessidade de dividir os inscritos na disputa de um mesmo jogo (octi, por exemplo) em dois torneios (um no dia 28/11 e outro no dia 29/11), os vencedores em cada uma das datas disputarão a final em data e horário a ser definida a posteriori.
- Sobre as regras de comportamento e a postura esportiva:
- O campeonato de Mente Inovadora, mais que uma competição, é um momento de confraternização. Portanto, espera-se dos participantes uma postura respeitosa e fraterna para com seus colegas. As seguintes atitudes poderão levar à eliminação da competição, conforme julgamento dos árbitros:
- Deixar de cumprimentar um adversário antes do início ou após uma partida;
- Agir de forma desrespeitosa, verbal ou fisicamente, com um colega em função do resultado de uma partida;
- Deixar de obedecer reiteradamente à uma orientação do árbitro;
- Derrubar ou tirar do lugar peças do tabuleiro impedindo a continuidade da partida (Lembrar-se da orientação das aulas de Mente Inovadora em relação à posição das mãos, que, após cada movimento, devem ser recolhidas, não podendo permanecer sobre o tabuleiro);
- Não comparecer ao local dos jogos no horário indicado.
- Caso alguma atitude inadequada, não listada acima, seja identificada pelo corpo de árbitros, o aluno será devidamente orientado. A reincidência poderá acarretar eliminação da competição.
- O campeonato de Mente Inovadora, mais que uma competição, é um momento de confraternização. Portanto, espera-se dos participantes uma postura respeitosa e fraterna para com seus colegas. As seguintes atitudes poderão levar à eliminação da competição, conforme julgamento dos árbitros:
Em caso de dúvidas, os alunos deverão procurar pelas respectivas professoras da disciplina Mente Inovadora. Programe-se e incentive seus filhos a participarem dessa festa do Raciocínio. Certamente será um momento de muito aprendizado!
Confira partidas da fase regional, disputada no início de 2016 por alunos do colégio