10 junho 2015

Vem Enem e AppProva

As inscrições para o ENEM se encerraram na última sexta-feira, 05 de junho. A partir de agora, serão mais 5 meses de preparação até a prova. No entanto, não há tempo a perder.

Uma verdade deve ser dita. Bons alunos se preparam para desafios como esse com muita antecedência. Nada de deixar para estudar no 3º ano do Ensino Médio. O ideal é levar a sério a própria educação desde sempre. A regra é: o quanto antes, melhor. Pensando nisso, boas escolas oferecem oportunidades diferenciadas para seus alunos estarem cada vez mais preparados para o ENEM. É o que nós fazemos aqui no Ave Maria.

Conscientes de que o ENEM avalia por “Habilidades e Competências”, e não apenas por conteúdos, simulados e provas do colégio promovem avaliações por objetivos, de modo que privilegia-se o desenvolvimento cognitivo do aluno no lugar da simples “decoreba”.

Além do aprendizado do dia-a-dia da sala de aula, temos ainda dois projetos que se destacam na preparação de nossos alunos: o Vem Enem e o AppProva.

Vem ENEM movimenta as tardes do colégio

enemCom encontros em contra-turno, distribuídos ao longo do ano letivo, os alunos do Ensino Médio tem tido a oportunidade de vivenciarem em maior intensidade o que são as questões do ENEM. A proposta é simples: nada de teoria ou de aulas expositivas. No projeto Vem ENEM o foco são as questões de edições passadas do exame. O conteúdo e as habilidades necessárias para a resolução das questões já são trabalhadas ao longo de todo o Ensino Médio. O que o projeto faz é ajudar o aluno a desvendar os segredos da famosa avaliação.

Para isso, os professores também participaram de atividades extraclasse com especialistas em elaboração de itens para o exame nacional. “Os itens de uma prova do ENEM obedecem à alguns critérios em relação à forma e ao estilo“, explica a professora Ângela Correa da Silva, palestrante convidada pelo colégio. “Conhecer essas características, permite aos alunos saber o que esperar da prova, bem como ficarem mais à vontade diante das questões“, conclui a docente.

Esse aprendizado é repassado para os alunos através do Vem ENEM. Para isso, os professores passam organizam o tempo das aulas de modo a discutir questões de edições passadas do exame e apresentar caminhos para solucioná-las, bem como propõe estratégias para evitar as armadilhas dos distratores. “Nossos professores são excelentes profissionais, com grande experiência no Ensino Médio“, comenta a coordenadora Wania.

Prova de que o projeto está sendo bem aproveitado são as salas lotadas, mesmo com as aulas sendo no período da tarde e de frequência livre.

Só para dar o gostinho, confiram o calendário das primeiras aulas:

  • 29/05 (sexta-feira): Física
  • 03/06 (quarta-feira): Literatura
  • 09/06 (terça-feira): Gramática
  • 11/06 (quinta-feira): História
  • 18/06 (quinta-feira): Biologia
  • 19/06 (sexta-feira):Química
  • 29/06 (segunda-feira): Matemática
  • 30/06 (terça-feira): Geografia

AppProva é alternativa on-line para quem quer estudar mais

AppProvaEm projeto iniciado em 2014, o colégio tornou-se parceiro do aplicativo AppProva. A partir do site, é possível ter acesso a um enorme banco de questões organizadas por área do conhecimento e por conteúdos, além de acompanhar a evolução em seu aprendizado em cada matéria. É possível, também, fazer comparações entre o seu desempenho com o de seus colegas e com de alunos de todo Brasil.

Além da ferramenta poder ser usada no dia-a-dia, existem também os grandes simulados nacionais, como o que ocorre ao longo dessa semana. São 180 questões inéditas, organizadas em 4 provas. O exame é realizado em parceria com a revista Veja. Ao final do período de provas, cada aluno terá acesso a um relatório comparativo em que saberá como está sua preparação diante de estudantes de todo o país.

Quer participar? Basta se inscrever no site e começar as provas. Porém, não pense que é brincadeira. O melhor é se retirar para um local tranquilo e se concentrar. A quantidade de questões e o nível de dificuldade da prova simulam uma edição real do ENEM. Então, nada de distração!

  • De 6 a 15 de junho;
  • 4 provas com 45 questões inéditas cada, mesmo modelo do ENEM;
  • Correção de acordo com a TRI;

AppProva