10 setembro 2015

Talking on the Phone and Olympics Games: inglês na prática

Quem nunca se surpreendeu ao ouvir a própria voz em uma gravação e achá-la estranha? Ou, então, já ouviu que, ao falar em outras línguas, nossa voz costuma mudar um pouco? A brincadeira de gravar uma fala, que pode parecer não ter nada a ver com a escola, é na verdade uma poderosa ferramenta pedagógica.

ingles

Na disciplina de inglês essa ferramenta é usada com frequência. Muitas vezes a partir de propostas dos próprios alunos. Os dois vídeos a seguir surgiram de uma ideia dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II.  Na mesma época, o 7º ano também resolveu participar. No primeiro vídeo, os alunos simulam uma conversa ao telefone. Os diálogos foram construídos a partir de expressões e frases presentes no material didático utilizado pela turma. Já o segundo vídeo mostra um projeto muito maior, prova do planejamento antecipado da professora. Ao trazer o tema Jogos Olímpicos, o trabalho exigiu dos alunos pesquisas sobre esportes que farão parte dos jogos RIO2016. De posse de boas informações, os alunos criaram entrevistas fictícias com personagens que estarão nas olimpíadas do próximo ano: atletas, torcedores, turistas etc. A ideia é utilizar o tema para aprofundar a compreensão e capacidade de expressão dos alunos na língua inglesa. Confira os vídeos:

Para se chegar à versão final das gravações, os alunos tiveram de refazer e revisar muitas vezes as falas. “Há todo um processo de correção do texto e, em seguida, adequação fonética das pronuncias. Quando mostramos em sala de aula o resultado final, os próprios alunos percebem que ainda podem melhorar algumas coisas e esse é o principal ganho para o seu aprendizado“, comenta a professora Paula, responsável pela disciplina. Eles aprendem a analisar a si próprios e, sob orientação do professor, evoluem continuamente no aprendizado da nova língua.