4ª Semana do Jovem e do Adolescente
“O homem é um ser político por natureza.” (Aristóteles)
Com a presença da historiadora Josianne Cerasoli e do psicólogo Alexandre Vieira da Silva, a Semana do Jovem e do Adolescente encerrou suas atividades nesta quinta-feira. Contando ainda com as professoras Roxane (Filosofia) e Tatiana (História), no evento de hoje nossos convidados responderam a dezenas de perguntas dos alunos, sendo muitas delas espinhosas.
Com seus questionamentos, os alunos demonstraram envolvimento com o tema e preocupações com nosso país. Abaixo listamos algumas das perguntas:
- Nosso país seria melhor se tivesse outro sistema político?
- Teremos que nos aposentar com quase 100 anos?
- Temos ouvido falar muito sobre o polêmico projeto de terceirização. Como ele funciona e que problemas pode causar?
- Por que o comunismo não funciona?
- Dizem que o Brasil é o país do futuro. Quando é esse futuro?
- Os políticos corruptos não são presos, por quê?
- Por que os políticos, ao invés de pensarem em si mesmos, não pensam no povo?
- Por que ouvimos falar tanto de lavagem de dinheiro associado à política?
- O que foi o “esquema da Petrobrás”?
- Se as crises [políticas e/ou sociais] nos fazem tanto mal, porque não podemos viver sem elas?
- Qual partido político devemos seguir?
- Como podemos identificar um corrupto?
- Por que as crianças não podem votar?
- O que é pedalada fiscal?
Ficou curioso sobre as respostas dadas? Converse com seus filhos e ouça deles o que ouviram e o que pensam sobre cada um dos temas. Essa ação levará para sua casa um pouco do espírito do SEJA.
Confira como foram os outros dois dias de apresentações
Na terça-feira, a Profª. Drª. Josianne, docente do Curso de História da UNICAMP falou aos alunos sobre o papel da política em nossa sociedade. Com o título “[Crise] Política: posso viver sem isso?”, a convidada fez uma retrospectiva da política brasileira dos últimos 35 anos e levantou questões sobre o papel de cada um nas decisões e rumos tomados pelo nosso país.
Ao relembrar que protestar faz parte da vida política de uma nação, ela deixou claro que quando nos omitimos de discutir política, alguém o faz em nosso lugar e acaba por tomar decisões com as quais muitas vezes não concordamos. No entanto, discutir, debater, conversar, são coisas bem diferentes de brigar, agredir ou odiar. “Na democracia precisamos aprender a respeitar opiniões”, disse Josianne. A historiadora destacou o papel da população na aprovação, por exemplo, de leis, como a da Ficha Limpa.
Por outro lado, há algo que não podemos tolerar: a corrupção. Para falar sobre o assunto o colégio convidou o psicólogo Alexandre Vieira da Silva. Sua apresentação focou no “Papel da Moral, da Ética e de cada um de Nós” nas reflexões sobre corrupção.
De maneira muito clara, o palestrante contou a “Fábula da Corrupção”, animação brasileira que exemplifica na forma de poema ilustrado como surge e se espalha a corrupção. Ao citar questões éticas e morais envolvidas, Alexandre deixou claro que se tornar corrupto ou corruptor depende de uma escolha interna. Para ilustrar, o palestrante apresentou a seguinte tirinha da personagem Mafalda.
A palestra prosseguiu com diversos alunos contando casos em que a ética se fez presente em situações do seu cotidiano. Na fila do supermercado, na devolução de pertences a quem os havia perdido, no telefone de contato deixado após o acidente de carro. Momentos ricos como esses valorizam mais ainda a proposta pedagógica do evento SEJA.
Bandeira criada pelos alunos vai virar quadro
Como preparação para a Semana do Jovem e do Adolescente, a professora de Filosofia, Roxane, construiu, uma bandeira brasileira especial. Ela foi feita em forma de mosaico com centenas de tampinhas de garrafa pet nas cores azul, verde e amarela. Cada tampinha foi colada por um aluno, simbolizando os votos com os quais cada um deles irá construir o nosso Brasil!
Estão todos de parabéns!! Alunos, professores, palestrantes e organização, vocês fizeram um grande evento!