09 abril 2019

Representantes de Sala: projeto contribui na formação para a cidadania

O Colégio Franciscano Ave Maria tem em sua essência, além da excelência acadêmica, a proposta de uma formação humana integral. A partir desta proposta, desenvolve projetos e atividades que valorizam o desenvolvimento de habilidade e competências que fazem de nossos alunos cidadão aptos a exercerem suas obrigações e a buscar seus direitos.

Em 2018 participamos pela primeira vez do Projeto Parlamento Jovem, organizado pela Câmara Municipal de Campinas. Neste ano participaremos novamente, porém o tema desta matéria é outro. Queremos destacar o aprendizado adquirido pelo colégio com os jovens vereadores e o papel dos representantes de sala.

Neste início de ano, as turmas do 5º ano, do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, elegeram, cada uma, um representante de sala e o seu vice. Escolhidos por seus colegas, os alunos assumirão em 2019 um novo papel.

20190222_074246

Alunos eleitos como representante e vice receberam certificados do colégio. Na foto, Maria Eduarda e Caio, do 8ºB.

Apoiando-nos no tema Fraternidade e Políticas Públicas, da Campanha da Fraternidade 2019, os estudantes passarão a representar os colegas muito além da sala de aula. Serão momentos em que para os eleitos e demais alunos momentos práticos de atuação social, mostrando que a escola é também um espaço para se pensar, discutir e implementar políticas públicas.

Dentre as atividades, a primeira delas está relacionada à arrecadação de doações para entidades assistenciais apoiadas pelo colégio. Desenvolvendo habilidades de liderança e de trabalho em grupo, os representantes e seus vices terão a responsabilidade de incentivar e de mobilizar os colegas na promoção da solidariedade. Além disso, ajudarão na coleta, organização e distribuição dos itens arrecadados.

Paralelamente, atuando como porta-vozes dos colegas, os representantes receberam um convite especial. Foi-lhes designada a missão de apresentar propostas concretas de melhorias que possam ser executadas no colégio, devendo, primeiramente, levantar junto às suas salas as principais sugestões. Em reuniões com a direção, as ideias serão colocadas em discussão e melhor desenvolvidas para que, definida a proposta em comum, sejam implementadas e transformem-se em realidade.

Enquanto ambiente de aprendizado, a escola é um excelente laboratório para o desenvolvimento de competências socioemocionais, alinhadas com as novas propostas da BNCC e de toda a tradição de formação humana integral defendida pelo Colégio Franciscano Ave Maria em seus quase 90 anos de existência.