Redescobrindo a Vida: campanha de arrecadação.
Quais são seus planos para daqui a 50 anos? Difícil responder? Se você tem menos de 20 anos, pode ser que a sua resposta seja “estar aposentado”, ou dizer que “gostaria de estar com sua família, aproveitando a velhice”. Porém, se você já passou dos 20, tem 30, 40 ou até 50 anos, pode ter passado pela sua cabeça em quais condições você estará ao 80, 90 ou até mesmo 100 anos de idade!
Algumas pessoas não gostam de pensar nessa fase da vida, porém é inevitável que o tempo passe para todos nós. Enquanto sociedade, muitas vezes diversas outras questões nos parecem mais relevantes ao longo do dia-a-dia: a necessidade de um emprego, educação dos filhos, um plano de saúde, aquele trânsito pesado do final do dia, ou a situação política do país… Tanta coisa, que muitas vezes nos esquecemos que o tempo passa.
Há, porém, aqueles que não se esquecem desta realidade e não se preocupam apenas com o tempo que passa para si, mas também com o tempo que passa para os outros. Faz parte da caridade cristã o cuidado para com a pessoa idosa, especialmente aquelas que por motivos sociais encontram-se vulneráveis e desprovidos de cuidados. Devemos agradecer se em nossas famílias encontramos aconchego e refúgio para esta fase da vida. Porém, também é nossa obrigação amparar aqueles que não tiveram a mesma sorte.
Redescobrindo a vida
Como fazem, todos os anos, os alunos do colégio tem participado da Campanha da Fraternidade, cujo tema em 2016 é “Casa Comum, nossa responsabilidade”, derivado da Encíclica Laudato Si’, escrita pelo Papa Francisco. A proposta do projeto é despertar nos alunos a consciência de que somos e fazemos parte do mundo, sendo que não devemos nos portar como meros espectadores. E ao contrário do que muitos pensam, tanto a Encíclica quanto a Campanha da Fraternidade, não focam apenas em questões ambientais do nosso planeta, mas também, no cuidado com o outro, com os nossos irmãos.
Sabendo disso, durante a quaresma, foi lançado o desafio aos nossos alunos: arrecadar materiais de higiene pessoal e fraldas geriátricas a serem encaminhados aos idosos atendidos por projetos sociais. Entre os dias 7 e 18 de março, nossas famílias poderão enviar ao colégio itens para doação. Tudo que for arrecadado será encaminhado à duas instituições, escolhidas em nossa cidade em função de seu trabalho junto à pessoas idosas, sendo que a entrega será efetuada durante a semana santa por alunos representantes do colégio. Para saber a quem serão destinadas as doações, apresentamos a seguir um pouco sobre as entidades selecionadas.
Instituição de Longa Permanência para Idosos
Conhecido como ILPI, o abrigo para idosos faz parte da Rede de Assistência Social do município de Campinas. A instituição tem capacidade para receber 20 idosos com mais de 60 anos, todos do sexo masculino, possuindo diferentes graus e comprometimentos de funcionalidades. Para ter acesso ao serviço, é necessário encaminhamento pela rede municipal. Dessa forma, são privilegiados casos em que os idosos não dispõe de condições para permanecer em suas famílias ou que se encontram com vínculos familiares fragilizados ou rompidos. Muitos deles, passaram por episódios de negligência familiar, abusos, mal tratos e outras formas de violência. É justamente para superar essas dificuldades que eles são encaminhados ao ILPI.
Na instituição, todos recebem cuidados básicos de enfermagem, nutrição, acolhimento, sendo, ainda, utilizados diversos serviços da rede municipal (psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, clínico geral etc). Tudo isso, porém, é complementado com algo mais valioso ainda: o acolhimento, acompanhado de proteção integral e do direito de se sentir bem, em um ambiente agradável, onde se possa conviver e interagir com alegria.
O ILPI possui, além dos quartos e refeitório, ambientes preparados para que todos os moradores possam gozar de uma velhice sadia e feliz. São salas para atividades coletivas e comunitárias, instalações sanitárias adequadas, horta suspensa e espaços arborizados, além de diversos outros ambientes acolhedores.
O ILPI está localizado próximo às antenas da EPTV/Campinas, às margens da Av. Eng. Antônio Francisco de Paula Souza, sentido Valinhos.
Betânia Franciscana
Enquanto o ILPI cuida de idosos que foram abandonados por suas famílias, a Betânia Franciscana cuida de idosas e convalescidas que, por amor aos mais pobres, escolheram deixar para trás as suas. A casa de repouso conta atualmente com 32 irmãs e oferece um local de descanso e recuperação para as Irmãs Franciscanas do Coração de Maria. Muitas das residentes de Betânia foram durante toda a sua vida profissionais em diferentes obras da congregação. Enfermeiras, professoras, administradoras, todas trabalharam em prol do próximo.
Situada ao lado do ILPI, a Betânia oferece às idosas cuidados básicos de saúde, além de alimentação e atividades comunitárias. Provando que servir é a essência de suas vidas, mesmo irmãs com mais de 80 anos continuam trabalhando auxiliando nas tarefas da casa, cozinhando, cuidando da portaria, horta, além de auxiliarem as demais companheiras que encontram-se acamadas ou em cadeiras de rodas.