Quinta-feira Santa
A quinta-feira santa é a data que encerra o período da Quaresma. O dia em que se inicia o Tríduo Pascal, o momento mais importante da Semana Santa que é marcada pela Última Ceia, em que Jesus e seus apóstolos comemoravam a Páscoa judaica.
São vários os sinais em que se memoram neste dia. Um deles é o lava-pés, quando pelo costume, o padre, durante a celebração da missa, lava os pés de 12 pessoas, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio, durante a ceia pascal, lavou os pés dos apóstolos.
Outro sinal desta data, se pauta na Igreja que celebra a instituição dos grandes sacramentos da Ordem e da Eucaristia. O sacramento da Ordem se funda em Jesus que é o grande e eterno Sacerdote, mas quis precisar de ministros sagrados, retirados do meio do povo, para levar ao mundo a salvação que Ele conquistou com a Sua Morte e Ressurreição.
Ao instituir o sacramento da Eucaristia, ele disse aos discípulos: “Fazei isto em memória de Mim”. Com essas palavras, Ele instituiu o sacerdócio cristão: “Pegando o cálice, deu graças e disse: Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.” (cf. Lc 22,17-19). Suas palavras firmam o desejo ardente de celebrar aquela hora: “Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa antes de sofrer” (Lc 22,15).
Vivamos este dia com fé e esperança!