15 abril 2015

Qual é o seu super-herói favorito?

Super-heróis são personagens ficcionais dotados de habilidades acima da média que são geralmente usadas para fazer o bem. Mesmo que o conceito seja bastante antigo (temos, por exemplo, o mito grego de Hércules), podemos dizer que a maior parte do rol de super-heróis que hoje conhecemos surgiu a partir da década de 30, com a Era de Ouro dos quadrinhos norte-americanos.

Cada um de nós tem seu super-herói favorito, geralmente escolhido em função da afinidade de nossa personalidade com a da personagem. Hulk, Super-Homem, Homem de Ferro, Batman, Wolverine, Thor, Mulher Maravilha, Tocha Humana, Mulher Invisível, Homem Aranha… A lista é enorme! No entanto, o que tudo isso tem a ver com a sala de aula e com o colégio? Palestra_herói

Pode parecer que não, mas a vida de um super-herói em muito se assemelha com a vida de um vestibulando. Foi para falar sobre isso que a psicóloga Cristina Corsini visitou o colégio na última segunda-feira (13/04). Falando aos alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio, a palestrante surpreendeu a todos começando sua apresentação contanto detalhes da história de vários super-heróis. Segundo ela, heróis começam sua vida tendo uma rotina comum, porém, de repente, aparece um desafio, recebido muitas vezes com recusa e negação. No fim, diante do desafio, a maioria deles descobre que pode superar suas habilidades e vencer qualquer adversário. Além disso, todo super herói tem um mentor que o ajuda a crescer e a vencer. Alguma semelhança com a escola e com os vestibulares?

Depois de capturar os alunos, Cristina construiu uma ponte pela qual, certamente, irão passar várias reflexões nos próximos meses. Ela pediu aos alunos que usem a vida das personagens dos quadrinhos para superar os desafios que enfrentarão nos vestibulares. Os alunos não tardaram a seguir o pedido da palestrante.

PocahontasCarente de super-heroínas dos quadrinho, a aluna Júlia disse gostar muito da Pocahontas. Segundo a aluna, o “super poder” da personagem é seguir o vento. A sensibilidade da Pocahontas é associada pela Júlia à necessidade de tomar decisões  e saber que caminho escolher partindo de uma sensibilidade para com os desejos do coração. Ao contrário das pressões da sociedade e de seus familiares a personagem da Disney soube seguir seu caminho tomando suas próprias decisões. Acho que na hora do vestibular tem de ser assim, concluiu a aluna.Valente

Já a aluna Heloísa afirmou ser fã da personagem Valente, uma das recentes “princesas” da Disney. Valente termina o seu filme descobrindo uma proximidade muito grande como sua mãe e com sua família. Para a aluna, no vestibular é a mesma coisa. Para fazermos uma boa prova, além de estudarmos bastante e nos prepararmos com antecedência precisamos estar confiantes e psicologicamente tranquilos e é a família quem mais pode nos ajudar a conquistar essa tranquilidade, afirmou Heloísa.

Por último, Giorgia disse que seu super-herói favorito é o Homem de Ferro. Segundo ela, um homem de ferrodos motivos de sua preferência é o perfil humorado da personagem. Porém, ela destacou uma outra característica que julga ser importantíssima: o Homem de Ferro sabe o que quer. Esse “super-poder” é um excelente exemplo de como heróis e vestibulandos são muito mais parecidos do que poderia supor a vã ficção científica.

 

 

A psicóloga Cristina enviou-nos um pequeno texto sobre sua palestra. Clique aqui para ler.