19 setembro 2018

Perguntei pra minha mãe: “Mãe, onde é que ocê nasceu?”

“Perguntei pra minha mãe: “Mãe, onde é que ocê nasceu?”
Ela então me respondeu que nasceu em Curitiba
Mas que sua mãe que é minha avó
Era filha de um gaúcho que gostava de churrasco
E andava de bombacha e trabalhava no rancho…”
Música: Eu (Palavra Cantada)

Família, convivência e laços afetivos! Enquanto proposta do livro Natureza e Sociedade, o tema, aparentemente simples, desdobrou-se em um trabalho interdisciplinar riquíssimo. Partindo da música Eu, do selo Palavra Cantada, os alunos deram início ao projeto conversaram sobre grupos familiares e suas origens. Ao mesmo tempo, falavam sobre as diferentes regiões do país e suas características.

Sendo uma característica marcante do 1º ano do EF, os alunos contaram um pouco da sua própria história e de suas experiências em viagens por outras partes do país. Foi um um momento em que as vivências de cada um contribuíram para o aprendizado de todos.

IMG-20180917-WA0011Para contemplar essa deliciosa mistura, os alunos, utilizando vídeos e músicas, pesquisaram sobre comidas típicas da região sudeste. O resultado: uma animada aula de culinária onde prepararam e compartilharam receitas propostas por cada família. Porém, antes de partirem para as panelas, utilizaram primeiro a matemática e a tecnologia, produzindo em tempo real um gráfico no excel para que pudessem apurar o resultado da votação que escolheu a comida preferida da turma.

O resultado final: pão de queijo, bolo de cenoura e bolo de laranja foram as comidinhas favoritas. Em uma decisão democrática, e sendo a diferença de votos entre elas foi muito pequena, a turma solicitou, com aprovação unânime, que todas fossem realizadas na culinária.

Neste trabalho fica claro que a interdisciplinaridade é uma marca importante no cotidiano escolar dos 1ºs anos, criando contexto de aprendizagem significativa e uma receita deliciosa para o sucesso escolar.