17 setembro 2014

O Jornalismo Científico e a Educação – Uma poderosa ferramenta para a produção de conhecimento

Editorial – MàM – 

Vivemos a discutir, dentro e fora da comunidade escolar, o que esperamos de uma educação de qualidade. De maneira geral, concordamos que, hoje, uma educação diferenciada deve alicerçar-se no desenvolvimento integral do aluno. Especificamente para o Colégio Franciscano Ave Maria, espera-se que tal educação dê-se “pela apropriação do conhecimento, ampliação da visão de mundo, da cultura, das relações sociais, do exercício da cidadania e da formação ética”, tudo isso para que nossos alunos se tornem “protagonistas da sua história na sociedade em que vivem”.

Paralelamente aos diversos projetos que o colégio implementa com o intuito de cumprir com sua missão, uma proposta surgiu em consonância com o ideal da Mostra Cultural 2014: o Jornal Mostra à Mostra. Ora, se a proposta do evento que ocorrerá no sábado, dia 27, é apresentar aquilo que produzimos no dia-a-dia em nossas salas de aula, porque não aproveitá-lo, também, para trabalharmos efetivamente uma das principais dimensões do processo educacional, a socialização.

O jornalismo, de certa forma, tem esse papel. Além de gerar informação, a produção de matérias, notícias, crônicas e reportagens exige que nossos alunos sejam capazes de processar e analisar dados e conceitos, organizando-os de forma coerente, conexa e clara. É nesse aspecto que surge uma importante vertente do jornalismo. No jornalismo científico temos mais que a narração dos fatos. Nele desdobramo-nos para tornar compreensível conceitos e informações que muitas vezes não são de senso comum, nem, tão pouco, fazem parte da realidade do cidadão comum. É nesse processo, de tornar social o conhecimento científico trabalhado em sala de aula, que se encontra o desafio e os louros de um projeto de comunicação dentro de uma instituição escolar. Especialmente quando ele é conduzido pelos próprios alunos, autores e público-alvo das matérias que produzem.

Mesmo que na forma de um projeto piloto, o Jornal Mostra à Mostra, cumpre com seu papel de articular e de desafiar nossos alunos para que escrevam sobre sua escola e sobre o conhecimento com o qual convivem. É nítida a forma como este conhecimento ganha novos contornos durante as atividades de cobertura jornalística. É como caminhar a pé por ruas e avenidas antes apenas percorridas de carro: detalhes nunca antes vistos saltam aos olhos.

A Sabedoria nos diz que uma árvore se conhece pelos seus frutos. É por isso que confiamos que o Jornal Mostra à Mostra servirá ao seu propósito de levar à comunidade escolar informação e reflexão sobre a Mostra Cultural. Porém, esperamos que ele vá além, e que se torne uma importante ferramenta de integração e informação para nossos alunos, familiares, funcionários e amigos.

Fabricio de Paula

Conheça outras matérias sobre a Mostra Cultural 2014 clicando aqui.