O Grande Domingo!
Ao observarmos nossa vida cotidiana, não é difícil perceber que, muitas vezes, ligamos o piloto automático e nos esquecemos do motivo pelo qual estamos aqui, ou daquilo que fundamenta cada atitude que tomamos. Vivemos para o trabalho, para o dinheiro ou para alimentarmos paixões humanas vazias, que colocam ideias ou objetos no lugar daquilo que deveria realmente importar.
Deixamos as pessoas, seus sentimentos e necessidades de lado. Não abraçamos, não paramos para ouvir. Não olhamos nos olhos, não estendemos as mãos. Nos esquecemos de perdoar e de pedir perdão, ou quando o mais frágil nos pede ajuda fazemo-nos de desentendidos. Seja com nossos pais ou com nossos filhos, seja com os amigos ou com desconhecidos, substituímos a empatia pela apatia de quem nunca tem tempo para estar presente. De ser presente.
O período quaresmal tem por objetivo instigar-nos a refletir. Qual é o fundamento de nossa existência? Por qual motivo vivemos desse jeito? Por que temos essa ou aquela atitude? É importante que façamos tal reflexão, porém, ela estará incompleta caso deixemos de viver em plenitude a nossa Páscoa. Na inércia, nos esquecemos que nossas atitudes devem refletir, antes de mais nada, o amor de Deus por cada um de nós.
Temos ao longo do ano diversas festas. Celebramos o Ano Novo, dançamos em Festas Juninas, reunimos nossas famílias para comemorar o Natal… Porém, citando Santo Atanásio, na Páscoa temos “o grande domingo“, o dia em que, graças ao mistério da Ressurreição, Cristo venceu a morte e anunciou ao mundo uma nova e definitiva Aliança!
Que neste domingo, comemoremos nossa Páscoa, repletos de esperança, de fé e de gratidão, renovados pela vida que recebemos e pela oportunidade de mudarmos nossas atitudes, reafirmando nosso compromisso em promover no mundo a Paz e o Bem!
Feliz Páscoa
Colégio Franciscano Ave Maria