07 abril 2015

O colégio e a comunidade: interação que gera educação

Um dos sentimentos que mais caracterizam os grandes centros, em contraste com o que se vive nas pequenas cidades, é um certo sentimento de solidão, de isolamento, de certa forma paradoxal, já que estamos cercados por milhões de pessoas em nossa cidade. Andamos por ruas e shopping centers lotados e não reconhecemos ninguém. De certa forma, o município de Campinas apresenta características intermediárias entre os dois extremos o que nos oferece oportunidades educacionais valiosas.

Alunos se preparando para dar uma volta no quarteirão em um Estudo do Meio.

Sabendo-se isso, dentre as propostas do Ave Maria para a obtenção do selo Gestão de Qualidade (renovado em 2014) encontra-se uma que reconhece a necessidade de se ampliar consciência de que o Colégio não é uma ilha, mas um elemento integrante de uma comunidade, devendo com ela interagir constantemente. Nesse sentido, três projetos chamaram a atenção neste começo de ano letivo. Os dois primeiros foram realizados pela Educação Infantil, com as turmas do Infantil IV e do 1º ano; o outro será realizado pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I.

Você conhece bem o quarteirão onde mora?

quarteirão

A primeira atividade foi realizada em fevereiro e animou as crianças do 1º ano. Acostumados a chegar e sair do colégio de carro ou a caminharem a pé sempre pelo mesmo caminho, guiados pelas professoras e por monitoras os alunos saíram para um passeio diferente. Nada de pontos turísticos ou visitas monitoradas, todos saíram dessa vez para explorar o quarteirão do colégio! Com um roteiro em mãos, os alunos deveriam observar elementos naturais e construções instaladas na redondeza do colégio. Foi um momento fantástico, recheado de expressões como (…) Não sabia que tinha isso aqui! (…) ou (…) Olha aquela casa! (…).

Os alunos puderam compreender que o colégio nasceu e cresceu dentro de uma cidade e que a história de um não pode ser separada da história dou outro. Além disso, ficaram evidentes as marcas do homem na transformação do ambiente: ao lado de grandes prédios permanecem preservadas casas com 50, 60 anos… Árvores antigas contrastam com praças planejadas e suas árvores “sem graça”, nas palavras de um dos alunos.

 

Combate à Dengue: aprendendo de pequeno

Em março os alunos voltaram a sair do colégio para interagir com nossos vizinhos, só que dessa vez de maneira mais ativa. Munidos de cartazes que eles próprios haviam criado, os alunos do Curso Infantil IV da turma Profª. Myriam, visitaram estabelecimentos comerciais, prédios e residências da vizinhança promovendo ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. Acompanhados das professoras eles falavam à porteiros, moradores e funcionários do comércios sobre ações simples que nos permitirão evitar o alastramento da epidemia da doença.

Ver aquelas miudezas de gente falando com propriedade sobre como evitar a dengue empolgou várias pessoas. Quem dera todo mundo falasse e agisse como esses meninos, comentou Reinaldo, porteiro de um dos prédio da região. Se todos aprendessem desde pequenos a agir assim talvez não tivéssemos tantas pessoas doentes hoje, completou uma outra funcionária.

A medida que crescemos, nosso conhecimento de mundo aumenta!

maria fumaçaComo deveria ser, para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, a noção de espaço precisa ser ampliada. Por esse motivo, não basta conhecer aquilo que é próximo, os saberes devem se expandir no espaço e no tempo. E dessa vez, nada de ficção científica, estamos falando de história! No dia 17 de abril nossos alunos farão um delicioso passeio por pontos históricos da cidade de Campinas. Eles visitarão residências tombadas como patrimônio histórico, conhecerão detalhes da Catedral de Campinas, Passearão de Maria Fumaça… Tudo isso aprendendo e se divertindo.


Todas essas propostas fazem parte do plano pedagógico do colégio e refletem uma preocupação em oferecer aos nossos alunos uma formação integral enquanto seres humanos, promovendo a consciência de que fazemos parte de uma sociedade e de que devemos ser uma parte ativa dela. Outros projetos seguem a mesma linha, como o Grupo de Jovens, as Ações Solidárias e demais eventos abertos, como a tradicional Festa Junina, a Mostra Cultural e apresentações, todas promovendo a interação dos nossos alunos com aqueles que fazem parte da comunidade na qual o colégio está inserido.