21 novembro 2017

Noite de Talentos 2017: criando oportunidades!!

No ano de 2013, o Colégio Franciscano Ave Maria organizou suas duas primeiras edições da Noite de Talentos. Naquele ano, o projeto iniciou-se no Ensino Médio e, em seguida, encantou também o Ensino Fundamental II. Para participar, não existem restrições: se você é aluno de um dos segmentos e tem um talento especial, o palco estará aberto!

IMG_20171109_204454619Além das apresentações clássicas de dança, de canto e das performances com instrumentos musicais, já tivemos apresentações de karatê, de ginástica olímpica, stand-up, pintura de aquarelas e de grafites. Enfim, muita coisa interessante e criativa.

O objetivo do Colégio, desde o começo, foi justamente o de estimular e auxiliar os alunos do Ave Maria no desenvolvimento de suas capacidades. Portanto, a liberdade para os alunos mostrarem o que sabem foi essencial para a consolidação do projeto. Tal intenção presente já na criação da Noite de Talentos, tem permitido que cada aluno possa apresentar para a comunidade suas paixões e seus talentos especiais. Isso gera bons frutos!

Talentos reconhecidos

Neste ano, uma grata surpresa deu um toque especial ao evento. Além de todos os destaques, dois alunos se sobressaíram: Viviane dos Santos Leitão e Tiago Penteado Nogueira, da 2ª e 1ª série do Ensino Médio, respectivamente. Os dois são veteranos da Noite de Talentos e possuem vozes maravilhosas. Saber que suas apresentações seriam um sucesso, isso não é novidade. A surpresa veio ao final delas.

Viviane e Tiago

Viviane e Tiago durante ensaios.

Tivemos uma novidade este ano. O Conservatório Campinas foi convidado a participar da Noite de Talentos com seus alunos que também são alunos do Ave Maria. Tivemos, então, a abertura e o encerramento do evento com a participação especial de grupos de dança dessa escola. Presente na plateia, a diretora do Conservatório, Lucieli Cedran, admirada com a performance da Viviane e do Tiago, subiu ao palco para fazer um anuncio: diante do talento dos dois, ofereceu-lhe uma bolsa de estudos para cursarem qualquer disciplina que escolhessem no conservatório. Nada estava no script e foi tudo no improviso, exceto uma verdade incontestável.

Muitas vezes a natureza põe no fundo do nosso espírito talentos e habilidades que desconhecemos. Trazê-los a tona exige que dois fatores: paixão e oportunidade. Sobre a paixão, esta já estava presente nos corações de cada aluno que subiu ao palco. Porém, em relação às oportunidades, faz parte da missão do Ave Maria ajudar a criá-las, sendo muito gratificante saber que tais momentos tem feito a diferença na vida de nossos alunos.

Parabéns a todos, organizadores e alunos, e em especial à Viviane e ao Tiago pela vitória.