07 abril 2017

Na natureza as histórias são assim…

(…) Voltam pro começo quando chegam no fim!

Quando falamos que no Curso Infantil o mundo das crianças cresce de maneira assombrosa, não nos referimos apenas ao aspecto físico. Elas desenvolvem também uma compreensão nova do tempo. Aos poucos, a criança aprende a deixar de lado o imediatismo que impera no comportamento dos bebês, para desenvolver a paciência, o senso de observação e a noção de continuidade de eventos, por exemplo. Com o desenvolvimento de tais habilidades, frequentemente nos surpreendem ao enxergarem detalhes e acontecimentos que passam desapercebidos para nós, adultos.

Borboletas-014Para guiá-los nesse processo, as professoras criaram o projeto “Planeta Animal”, trazendo para as salas de aula novas companhias. Confortavelmente instaladas em terrários, várias lagartas se tornaram personagens vivas nas turmas do Infantil 4 nas últimas semanas. Além de observarem a movimentação dos bichinhos, as crianças começaram a criar uma grande expectativa: será que as lagartas iriam virar borboletas?

Essa pergunta as acompanhou por vários dias, até que nesta semana as pupas se abriram e do casulo nasceram as borboletas. A empolgação tomou conta das salas e as “pequeninas” fizeram enorme sucesso.

Depois do término da atividade, as borboletas recém nascidas continuaram encantando as crianças. Soltas, elas permaneceram parando aqui e acolá para falar um oi e um até logo pelos corredores do Colégio.

Borboletas-012A Metamorfose das Borboletas

Fica a dica: o vídeo a seguir é bem legal para ser assistido com seu filho e conversar sobre o projeto. É uma composição do músico Hélio Ziskind, autor de músicas para os programas “Cocoricó” e “Castelo Ratimbum”, ambos da TV Cultura.

 

 

(…) Assim como nós, que nascemos do ovo,

a borboleta, nasce também!

Só que o ovo dela é bem pequininho –

Também pudera, o filho dela é bem menor do que um pintinho. (…)