Mesa Redonda sobre Brumadinho: atualidade e interdisciplinaridade!
No dia 27 de fevereiro, os alunos do 9º ano do EFII e das três séries do Ensino Médio participaram de uma atividade diferente. Reunidos no período da tarde e contando com a presença dos professores, Chico (História), Beto (Geografia), Jorge (Biologia), Roxane (Filosofia) e Flávio (Filosofia e Sociologia), todos participaram de uma mesa redonda sobre a tragédia de Brumadinho.
No espaço criado, os professores apresentaram uma grande análise e a contextualização dos fatos relacionados ao incidente do início do ano. O mais surpreendente para os alunos foi descobrir que, por mais que jornais e revistas tivessem tratado do tema ao longo de semanas, a mesa redonda deu outra dimensão ao seus conhecimentos sobre o assunto.
A aluna Rafaela, apesar de ainda estar no 9º ano, mostrou afinidade com o assunto, principalmente ao concluir que a tragédia poderia ter sido evitada. Na visão da aluna a principal questão em aberto é “o que será das famílias afetadas“? Para Mariana, da 2ª série do Ensino Médio, foi interessante perceber que já durante as aulas os alunos aprenderam sobre questões geoeconômicas relacionadas à mineração e às barragens. O destaque da aluna foi para um número apresentado pelos professores: a estimativa de que podem ser necessários de 20 a 150 anos para a recuperação do ambiente afetado!
Para as alunas Larissa e Beatriz, da 3ª série do Ensino Médio, o evento foi fantástico, especialmente porque, pelo envolvimento do grupo, a duração inicial prevista foi superada em quase 1 hora. Elas gostaram especialmente da contextualização dada no evento a temas que elas já tinham estuda em sala de aula. Toda a parte histórica, relativa à fundação da Vale, passando por links preciosos que juntavam eventos desde o governo Getúlio Vargas, passando pelos anos de FHC até aquilo que não foi aprendido com o desastre de Mariana – MG, tudo isso permitirá aos alunos estarem bem mais preparados para argumentar tanto em provas de redação quanto em questões dissertativas nos vestibulares.
Para a coordenação do Ensino Médio, o evento foi um sucesso. A melhor parte, com o feedback positivo de professores e alunos, a meta agora é realizar novas mesas redondas, trazendo aos alunos atualidades e pontos de vista diferenciados sobre os assuntos mais relevantes para a sua formação!