Matemática no Ensino Fundamental I: criatividade e diversidade!
Tivemos no início do ano uma palestra com o prof. Dr. Nino, neurocientista da UNICAMP, direcionada aos pais dos alunos do EFII e EM. No evento ele falou sobre a construção de relações entre escola, alunos e professores. Antes que você se pergunte “mas o que isso tem a ver com a matemática no EFI“, leia uma das frases ditas pelo pesquisador: “temos que ser exemplo para os nossos filhos e ajudá-los a compreender o prazer do aprendizado“.
Professores e a escola têm o mesmo papel. Para ilustrar como a matemática pode ser divertida e construída com bases sólidas, neste mês de março registramos três exemplos de trabalhos de professoras do EFI que fazem da disciplina um conhecimento ao mesmo tempo divertido e dinâmico.
Tabuada e Atividade Física na mesma aula!!
Imaginem crianças com idade entre 8 e 10 anos estudando tabuada? Se a cena que se passou na sua cabeça foi a de crianças sentadas com cara aborrecida você precisa experimentar uma aula do 4º ano C. Sob a batuta da professora Silvana os alunos realizaram uma divertida competição de tabuada. Como dizem, uma imagem vale mais do que mil palavras. Um vídeo, então, entrega todo entusiasmo e empolgação dos alunos na aula de matemática. Veja a seguir:
A atividade agradou tanto a molecada que, além de aprender melhor a tabuada, a turma quis repetir a aula na semana seguinte! Dica: que tal organizar uma competição dessas com a família em casa?
Construindo conceitos!
Durante o Ensino Fundamental I, as crianças encontram-se em uma fase de desenvolvimento na qual o cérebro aprende aos poucos a trabalhar com o abstrato. Por isso, atividades matemáticas exigem com frequência o uso de ferramentas que tornem mais palpáveis conceitos complexos para a idade.
No 3º ano, os alunos realizaram na semana passada uma atividade sobre valor posicional dos números. Para a criança, ainda em fase de letramento com o desenvolvimento da leitura e da escrita, pode parecer estranho em um primeiro momento pensar que nos números 437 e 4.317 valem respectivamente 30 e 300. Para você, adulto, pode parecer algo simples, mas para um aluno de 7 ou 8 anos, não é tanto assim.
Para ajudar a compreender esse conceito, cartelas coloridas ajudaram a construir números de 0 a 1000. Uma forma interessante de memorizar a diferença entre o valor dos números dependendo da posição que ocupam.
Material Dourado e Digital
Diferentes ferramentas ajudam a garantir a efetividade de uma estratégia. Pensando nisso, por que não misturar dois mundos? De um lado, a ideia do sensorial presente no Material Dourado. De outro, o dinamismo e a facilidade de acesso das ferramentas digitais. Com esses conceitos, os alunos do 3º ano foram à informática dar continuidade ao estudo do valor posicional dos números. O legal dessa atividade é que você, junto com seu filho, pode reproduzir parte da aula na sua casa. O link usado pelas professores pode ser usado clicando-se aqui.
Seguem fotos de uma das atividades. Incentive o seu filho a treinar mais um pouco em casa! Valerá a pena!!