30 maio 2019

Maria de Nazaré, exemplo de fé e de amor

.

Qual é a sua fé? Quando pergunto isso, não estou me referindo àquilo em que você acredita, pois podemos acreditar em muitas coisas. Podemos acreditar no noticiário da TV. Podemos acreditar na teoria científica presente nos livros. Podemos acreditar na história contata por um amigo ou vizinho. Acreditar diz respeito apenas àquilo que aceitamos como verdade. Ter fé é muito mais do que acreditar!

E como o nosso mundo carece de fé!

Acreditamos em muitas coisas e carregamos conosco pesos e amarras que fazem do viver algo complicado além do necessário. Não que a vida não seja cheia de desafios, de perigos e de misérias, não é este o caso. Ela tem momentos difíceis, sim. E, justamente por se assim, ter fé é algo mais belo do que simplesmente acreditar. É algo que torna nossa caminhada mais leve!

IMG-20190527-WA0006

Dizem que é difícil explicar certas coisas para crianças. Eu digo o contrário, algumas coisas são, na verdade, mais difíceis de serem explicadas aos adultos. A fé é uma delas. Impressiona o quanto elas são capazes de compreender que crer, no sentido de ter fé, pressupõe confiar em Algo maior. É entregar-se, é permanecer na Verdade, aconteça o que acontecer. Essa habilidade das crianças não é algo sobrenatural, mas uma essência da natureza humana da qual, na arrogância da vida adulta, nos esquecemos: somos pequenos e precisamos de cuidado.

Por esse motivo, seja para uma criança ou para um adulto, não poderíamos encontrar exemplo maior de fé do que a figura de Maria. Do “sim”, na Anunciação, às suas lágrimas ao pé da cruz. Da visitação à Santa Isabel, proferindo o Magnificat, ao silêncio de quem conservava e meditava, em seu coração, Palavras de Graça. Em tudo, Maria tornou-se um exemplo sublime de Fé.

IMG-20190527-WA0042

Seja no nome do Colégio ou no das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, seja nas celebrações realizadas pelos alunos ao longo do mês de maio, trazemos conosco o exemplo da Mãe do Nosso Senhor, materializado através do encontro diário e do Carisma que propagamos, uma força divina que se faz presente nas relações humanas, o qual não somos capazes de explicar de outro modo que não seja através da palavra Amor e graças a Fé que vem de Deus.

Que o mês de maio, mês das mães, mês de Maria, seja sempre um período de bênçãos para todas as famílias.