Laboratório de Ciências: um dos ambientes preferidos dos alunos!
No final do ano passado mostramos uma diversidade grande de atividades realizadas pelos EFI no Laboratório de Ciências. Agora é a vez do EFII (6ºs, 7ºs e 8ºs anos). Neste e em outros segmentos, enquanto metodologia de trabalho ativa, as aulas práticas ajudam no desenvolvimento de diferentes habilidades e formas de pensar.
Além de permitir que o aluno aprimore seu raciocínio empírico, no laboratório, através da interação com os colegas e com o professor, é possível relacionar aspectos teóricos e conhecimentos práticos, estabelecendo-se relações com o cotidiano, com a natureza e com o mundo. Como resultado desse processo, os estudantes do Ensino Fundamental II se tornarão adolescentes mais observadores, curiosos e críticos enquanto conhecedores e questionadores do por quê e como as coisas funcionam.
Só nesses primeiros dois meses de aula, o EFII acumula diversas atividades laboratoriais. Geralmente, para cada capítulo, o material didático pressupõe a realização de um experimento.
Com um laboratório bem equipado, professores envolvidos e uma proposta pedagógica que aproveita bem a estrutura disponível, as atividades práticas de Ciências tem sido um diferencial de todos os segmentos do colégio.
Às famílias, uma dica: pergunte ao seu filho sobre os experimentos que ele tem realizado no Laboratório de Ciências. Além de ajudá-lo a refletir sobre o aprendizado, você ficará encantado com o quão significativas são tais atividades.