01 outubro 2010

GESTÃO ESCOLAR DE QUALIDADE

Uma parceria entre a Fundação L’Hermitage e a Fundação Chile está trazendo, para o Brasil, um sistema inédito de certificação da gestão escolar. O objetivo da Fundação L’Hermitage, que, desde 1996, atua na área de Gestão Escolar, é inserir o programa – inovador por se tratar da certificação de processos – nos estabelecimentos de ensino da educação básica, sejam eles municipais, estaduais ou particulares, a fim de promover melhorias e assegurar a qualidade da gestão das escolas de ensino básico no país.

Jose Weinstein, gerente de Educação da Fundação Chile, explica que o sistema Nacional de Certificação da Qualidade da Gestão Escolar prevê uma Autoavaliação Institucional, o desenvolvimento de um Plano Estratégico de Melhoramento e uma Avaliação Externa dos sistemas de gestão. “Todo esse processo culmina com a certificação e a entrega do selo de qualidade à instituição”, diz Weinstein, que foi subsecretário de Educação e ministro da Cultura em seu país. Márcio Sigaud, superintendente da Fundação L´Hermitage, acredita que, no Brasil, o selo será um parâmetro de qualidade para os pais. “É atestar a boa gestão de escolas públicas e particulares”, reitera.

Para Weinstein, a qualidade escolar é resultado de um trabalho bem feito, planejado e articulado entre a gestão da escola e a sala de aula, promovendo o desenvolvimento das lideranças pedagógicas e da direção. “Esforços isolados são louváveis, mas não produzem os resultados necessários”, destaca.

A certificação da gestão tem gerado um movimento organizacional que promove mudanças, fortalece a aprendizagem e se constitui em um elemento de diferenciação da escola. Weinstein está convicto de que o selo distingue a escola no mercado em que ela atua. “No Chile, mais de 100 instituições de ensino já solicitaram a certificação, e aproximadamente 70 delas obtiveram o selo”, comenta. Mas, talvez, mais importante que a diferenciação mercadológica, é a própria instituição ter a certeza de que está no caminho certo para desenvolver boas práticas de gestão, as quais resultarão, certamente, na melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Segundo o superintendente da Fundação L’Hermitage, a certificação oferece, ainda, uma importante possibilidade: a consciência da melhoria contínua. “Desde a década de 1930, quando Shewhart criou o ciclo PDCA, todos os modelos de qualidade de gestão propagam a ideia de que os processos podem sempre melhorar”, explica. A certificação terá um papel fundamental nesse processo, uma vez que o selo tem prazo de validade. “Ele vencerá a cada três anos, e um dos critérios de análise para renovação é a verificação da implementação da cultura de melhoria contínua”, explica Sigaud.

No Brasil, com um cenário de aproximadamente 200 mil escolas, 52 milhões de alunos e 2,5 milhões de professores, fica o desafio de convidar as escolas a buscarem suas certificações. “Esperamos que o projeto seja implementado com sucesso, de forma gradativa e sustentável. Não podemos pular etapas. É preciso adaptar a metodologia à nossa realidade e definir um crescimento progressivo e qualitativo do programa, atendendo todo o país”, ressalta Sigaud.

A certificação

Certa de que precisava trabalhar em prol da qualidade da educação do país, a Fundação Chile iniciou, em 1999, uma parceria com a Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Chile. E, com apoio do Fundo de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Chile (Fondef), vem desenvolvendo o modelo de Gestão Escolar de Qualidade, sustentado pelas seguintes premissas:

A visão e a estratégia institucional consolidam a forma como a organização responde às necessidades da comunidade escolar.
Os integrantes da comunidade escolar sabem como contribuir para atingir os fins institucionais, sendo reconhecidos por isso.
Os processos de gestão têm foco na aprendizagem organizacional e são monitorados sistematicamente.
Os resultados são conhecidos, analisados e informados para a comunidade escolar, que assume a responsabilidade pública por isso.
A direção leva a escola a incrementar seu valor agregado e orienta a comunidade para a obtenção dos resultados esperados.
Em 2003, com esse modelo – que permite modernizar as práticas de gestão institucional e pedagógica das escolas -, já consolidado e validado, a Fundação criou o sistema Nacional de Certificação da Qualidade da Gestão Escolar. A certificação é organizada através da criação do Conselho Nacional de Certificação da Qualidade da Gestão Escolar, composto por representantes de distintos setores e segmentos educacionais. Já o Conselho conta com um órgão executivo, a Secretaria Técnica de Certificação.

Para conseguir o certificado, basta solicitar uma Avaliação Externa ao Conselho e seguir com o Plano Estratégico de Melhoramento. Toda a preparação exige, em média, três semestres. Para maiores informações, acesse www.lhermitage.com.br.