09 dezembro 2016

Olhar atento e intervenções adequadas: trabalho dos monitores

Chegaram as férias! Com o fim das aulas, toda aquela energia que era gasta no colégio parece se multiplicar e ameaça explodir a sua sala, o condomínio e, quem sabe, até o quarteirão. Nesse hora, muitos pais se viram do avesso para ocupar a criançada e preencher o tempo livre.

No meio desse período, amado pelos alunos e temido por alguns pais, eis que surge a pergunta: como o colégio consegue gerenciar toda essa energia?

Não é fácil, porém, temos os nossos truques e contamos com uma ajuda especial“, comenta Karine, orientadora do Fundamental II. Tudo começa com um ambiente planejado, com rotinas organizadas e regras claras. Nas salas de aula, a supervisão do professor e o apoio da coordenação e da orientação oferecem segurança para que as atividades ocorram de maneira tranquila. No entanto, em meio a essa engrenagem, existe uma peça fundamental, que muitas vezes passa despercebida. Você já se perguntou como é o trabalho dos monitores no colégio?

foto-1Muito, mas muito mais, que “inspetores de pátio”, esses profissionais possuem habilidades  especiais. Além de transitarem por toda a escola e conhecerem a maioria dos alunos pelo nome, eles costumam ser os primeiros a serem procurados em caso de problemas. Como observadores, são capazes de trazer informações importantes sobre a convivência entre alunos e  valores que circulam longe do olhar dos professores. Nos períodos de entrada e saída, são eles que recepcionam e despendem os alunos. No Projeto Estação, o carinho e o cuidado com as crianças são motivo de segurança para os pais e responsáveis. Em eventos, no recreio, durante o período de aulas, são eles que ajudam a gerenciar toda a energia de centenas de alunos.

foto-3Para que esse trabalho seja um sucesso, o Colégio se preocupa em contratar profissionais que tenham perfil para a atividade, ao mesmo tempo que oferece formação continuada, preparando-os para examinar relações interpessoais e gerenciar conflito. Para isso,  tivemos, durante o segundo semestre, um curso para todos os monitores, com a Orientadora Educacional do Fundamental II, Karine Holme.

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, ela montou e implementou o curso “Monitoria Educacional e seus desafios”. Dentre os temas da capacitação tivemos debates sobre a missão do colégio, o papel e funções dos monitores, tópicos de gestão de pessoas e gerenciamento de conflitos, além de elementos de psicologia infantojuvenil e discussões de caso.

O ponto alto do curso, que deixa satisfeita a gestão do colégio e dá segurança aos pais que confiam ao Ave Maria a educação de seus filhos, foi o grau de interesse dos profissionais em aprofundar seus conhecimentos e aplicá-los na rotina do dia a dia. Da próxima vez que você ficar sem saber o que fazer com os seus filhos enquanto eles quase põe a casa abaixo, aproveite e peça uma dica aos nossos monitores. Eles certamente terão uma sugestão a dar.

foto-2