08 dezembro 2015

Exposição de Presépios de Papel

Ainda não conferiu a exposição do 2º ano? Durante toda a semana os presépios de papel criados pelos alunos do 2ºEFI estarão disponíveis na sala de artes do colégio. Quem perder a oportunidade só poderá contemplar as criações das crianças se marcarem uma visita na casa de um deles!

Confiram as fotos.

Sobre o presépio

Reproduzir a cena do nascimento de Jesus de acordo com a descrição de Lucas e Mateus é uma tradição que remonta a mais de 8 séculos. O famoso presépio foi uma criação de São Francisco de Assis que havia notado que, apesar das pregações que eram feitas durante as celebrações natalinas, as pessoas simples da região de Greccio, no interior da Itália, pareciam não compreender de fato o significado do nascimento de Cristo.

Para contornar este problema, no ano de 1223, o santo resolveu inovar e, um uma gruta próxima à sua paróquia, montou uma representação com todos os elementos bíblicos que narravam o episódio: Maria, São José o Menino Jesus (Lc 2, 7), a estrela-guia (Mt 2, 10), os Reis Magos e as suas ofertas (Mt 2, 11), os pastores de Belém (Lc 2, 8), os Anjos dando glória a Deus (Lc 2, 13-14). Detalhes como a manjedoura que serviu de berço àquele que seria reconhecido como Rei dos Reis, a presença de pessoas simples (pastores de ovelhas) representando o amor de Deus por todos os homens, ou os animais representando toda a criação, saltaram aos olhos de uma maneira nova aos que viram a cena, segundo relatos da época.

Após a morte de São Francisco, 2 anos depois, a tradição de representar a natividade de nosso Senhor teve continuidade com o uso de imagens. Como bem lembra o site de notícias católico Aleteia, o presépio não deve ser suntuoso ou recheado de enfeites. É na simplicidade que se expressa momento tão maravilhoso.