20 maio 2016

Estudos do Meio – 2016

Infantil IV – Passeio no Recanto Lago dos Sonhos

Localizado em Valinhos, o Recanto Lago dos Sonhos é um espaço precioso, próximo à nossa cidade. Na chácara, as crianças tiveram contato com animais e ambientes de natureza bela e preservada. Acompanhados dos monitores do Recanto e das professoras do Ave Maria, enquanto se divertiam, nossos alunos aprenderam sobre bichos e plantas. Uma delícia!

1º ano – Visita à editora Adonis

Os alunos do 1º ano foram até a cidade de Americana para uma viagem fantástica. Eles conheceram a Editora Adonis, especializada em livros infantis. Recepcionados por personagens clássicos da literatura e por contadores de história, as crianças conheceram como é feito um livro e puderam interagir com centenas de livros publicados pela editora. Fantasia e realidade misturados para se construir o gosto pela leitura.

2º ano – Terra de Gigantes recebeu alunos do Ave Maria

Cercados de concreto e asfalto, crianças que vivem em grandes centros costumam desfrutar na natureza nos poucos parques e praças que correspondem a ilhas dentro das cidades. A sensação é completamente diferente daquela que se vive quando visitamos uma zona rural de verdade. Até os ares são diferentes. Sentir isso é uma das proposta do estudo do meio realizado pelos 2ºs anos do EFI. Eles colocaram a mão na terra, literalmente, durante à visita à Terra de Gigantes, local especialmente preparado para oferecer à crianças a vivência rural.

No passeio, os alunos conheceram viveiros de mudas, ajudaram a preparar a terra e a plantar, para depois, com os produtos colhidos na fazenda, preparar saladinhas para o almoço. Além dos animais e construções típicas, a liberdade e o grande espaço verde gerara momentos inesquecíveis para a criançada.

3º ano – Conhecendo Campinas em detalhes

Hoje em dia, quase todo deslocamento que fazemos em nossa cidade é de carro ou ônibus. Sobra pouco tempo para caminhar ou, quando o fazemos, costumamos andar dentro de condomínios ou nos poucos parques que temos em nossa cidade (Taquaral, Parque das Águas, Pedreira do Chapadão ou Parque Ecológico, por exemplo). No entanto, principalmente quando o assunto é a história da nossa cidade, existem muitos locais pelos quais passamos diariamente e nos quais raramente reparamos.

Para contornar nossa pressa diária, o Ensino Fundamental I promoveu um divertido passei pela nossa cidade. Que tal tentar reconhecer os diferentes locais visitados pelas crianças? Se não conseguir, peça ajuda para o seu filho!

4º ano – Música clássica na Sala São Paulo e visita ao aquário

Valeu a pena!! Essa era a frase que mais se ouvia dentre os alunos na visita realizada pelos 4ºs anos. Admirados com a apresentação da Orquestra Sinfônica de São Paulo, os alunos gostaram mais ainda pelas explicações que acompanharam a apresentação. Acompanhados pela professora de música, Ana Carolina, enquanto os músicos tocavam, cada instrumento era apresentado, podendo os alunos apreciar os diferentes timbres e sons.

Músicas como Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos, e arranjos acompanhados por histórias e recitais de poesia, ajudaram a compor o grande “show” apresentado à garotada.

Para completar a visita, no período da tarde os alunos aproveitaram para visitar o Aquário de São Paulo. Confiram!

5º ano – Viagem à Fazenda Nossa Senhora da Conceição

Localizada no município de Jundiaí, a Fazenda Nossa Senhora da Conceição é uma relíquia histórica que preserva um pouco do período em que a cultura cafeeira foi a locomotiva da economia paulista e brasileira. Com construções que datam de 1810, a fazenda chegou a ter mais de 350 mil pés de café e a abrigar 120 escravos. Após a abolição da escravatura, no final do século XIX, recebeu imigrantes italianos.

Durante o século XX, o local se destacou por preservar elementos de sua memória, com utensílios de época, construções, fotos e, mais recentemente, com encenações com atores a representar personagens da cultura cafeeira. Durante a visita, os alunos do Ave Maria conheceram o local e assistiram a diversas palestras e cenas do cotidiano agrícola de quase 200 anos atrás. Além do conhecimento adquirido, os alunos aproveitaram para almoçar na fazenda, comendo da legítima comida feita no fogão de lenha.


6º ano – Parque Geológico Varvito e tour histórico em Itu

Para fechar os Estudos do Meio do primeiro semestre, as turmas de 6º ano, visitaram a cidade de Itu, mesclando história e geografia em seus passeis. Primeiro destino foi uma antiga pedreira, hoje transformada em parque geológico. No local é possível observar milhões de anos de história. As rochas expostas no local são uma formação conhecida por “varvito“, uma espécie de rocha sedimentar criada em fundos de antigos lagos pela ação da glaciação.

Além do parque, os alunos visitaram o centro histórico de Itu. Dentre os locais visitados, destaca-se a Igreja de Nossa Senhora da Candelária. Segundo historiadores, o local pode ter sido berço da arte barroca, famosa pelas igrejas de Minas Gerais. Com esculturas ricamente ornamentadas, as peças vistas pelos alunos foram inspiração para famosos escultores, como o mineiro Aleijadinho.


7º ano – Visita ao Museu do Futebol e ao Instituto Butantã

Futebol e biologia combinam? Para os cientistas e para os alunos do 7º ano a resposta é sim. Um cientista poderia dizer que conhecendo-se a biologia do corpo humano, seus limites, suas funcionalidades, um atleta poderia ser melhor preparado para disputar partidas de futebol em alto nível. Ao mesmo tempo, ver o quanto o desenvolvimento científico fez evoluir o futebol, mesmo que de maneira implícita, através de sutis mudanças físicas e táticas dos jogadores, é algo, digamos, mais apropriado para um museu do que para um laboratório. Por que não, ao invés de fazer tais distinções, não unimos futebol e biologia em uma única grande aula?

Foi esta a proposta do estudo do meio do 7º ano. Os alunos visitaram o Pacaembu, onde se encontra o Museu do Futebol, e o instituto Butantã, local onde aprenderam um pouco de microbiologia e botânica, além de conhecerem laboratórios e animais ali abrigados e estudados. Um dia interessante para semear na mente de alguns alunos um desejo por se tornar Cientista do Esporte, ou Imunologista, Bioquímico, Historiador … Quem sabe?


8º ano – Visita ao Instituto Butantã e ao Museu Afro

No dia 6 de junho, os alunos do 8º ano visitaram dois importantes locais para a biologia e para a história brasileira, ambos na cidade de São Paulo. No período da manhã, a partir de uma proposta altamente educativa, os alunos e professores receberam materiais de apoio e assistiram palestras exclusivas de profissionais da área de ciências, além de realizarem visitas monitoradas aos museus (Biológico, Microbiologia e Histórico), todos localizados no Instituto Butantã.

Já no período da tarde a biologia deu lugar à história. O Museu Afro, local da visita, é recheado de elementos históricos, artísticos e etnológicos, voltados à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. O museu se propõe à revisitar a história, passar a limpo a memória, para interrogar sobre a formação da sociedade e da cultura, fazendo tudo isso, porém, a partir da perspectiva e do olhar do próprio do negro. No museu são encontradas mais de  1100 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, livros, vídeos e documentos, de artistas e autores brasileiros e estrangeiros, tudo relacionado aos povos originários da África.

9º ano – Visita ao aquário de São Paulo

Nesta segunda-feira, os alunos do 9º ano do EFII deram início a uma semana cheia de viagens. Acompanhados do professor Tallis, de Biologia, Física e Química, e da coordenadora Wania, as turmas estiveram no aquário de São Paulo, considerado o maior da América Latina, além de uma referência em tratamento e exposição de animais. O Aquário de São Paulo foi inaugurado em 2006, apresentando 15 mil m² e 2 milhões de litros de água. Único aquário temático do Brasil, o complexo leva os visitantes a se sentirem imersos aos ambientes, que apresentam aproximadamente 3 mil exemplares de cerca de 300 espécies de animais.

Ao longo da visita, algo que chamou a atenção dos alunos. O “aquário” não é apenas um aquário. No local, além da reprodução de habitats aquáticos, são encontrados diversos outros animais, com destaque para cangurus, morcegos, suricatos e macacos, além de mamíferos aquáticos de grande porte, como o urso polar e lobo-marinho.

Os alunos gostaram tanto da visita que teve gente anunciando que quer repetir a dose com a família, durante as férias.