Era uma vez…
Já pensou se pudesse viajar com seus filhos para qualquer lugar do mundo a hora que quisesse? E se nesse pacote acrescentássemos uma visita extra a diferentes momentos da história do mundo? Melhor ainda, e se colocássemos ingressos gratuitos para o mundo da fantasia e da aventura? Não se preocupe com o preço, pois será mais barato que um sorvete ou um litro de gasolina.
Gostou da oferta? Apesar de todos os benefícios, muitos pais perdem a oportunidade de aproveitá-la, as vezes vencidos pelo cansaço, em outros casos por desconhecerem o poder da contação de histórias. Viajar pelo mundo da imaginação com seus filhos representa um momento maravilhoso para as crianças e também para os adultos.
No Ave Maria a imaginação se desenvolve desde sempre e, a partir desse ano, de maneira mais intensa no Curso Integral
Desde muito tempo, os professores do colégio utilizam a contação de histórias para ilustrar e incrementar suas aulas. Porém, a partir de 2016 o Curso Integral começou a contar com uma nova atividade em sua grade: a Contação de Histórias. Todas as quintas-feiras, os alunos se encontram com a professora Eliana. Com um pouco de atriz, intérprete e narradora, a docente fisga a atenção dos alunos enquanto os leva, pelas mãos, através das histórias presentes na literatura infantil.
Mesmo para quem não sabe ler, o “Projeto Leituras destaca a função social da escrita“, comenta a professora. Ela explica que, “naquilo que se refere a função social da escrita, possibilitamos o acesso à produção literária infantil, destacando a obra autoral do autor e ilustrador, na sua dimensão de portadora de uma mensagem textual – elaborada intencionalmente enquanto fruição estética“. Ou seja, enquanto ouve uma história, a partir de um livro, o aluno é conduzido por um caminho de sensações e estímulos construídos pelo autor de modo consciente.
Ao mesmo tempo, “enquanto função social, cria-se uma cultura de leitura tendo como base a imaginação, o jogo simbólico e o prazer de ouvir histórias“, pontua Eliana. E é desse prazer que os pais podem tirar proveito. Para tornar mais lúdico ainda este momento, as aulas são realizadas em ambientes variados, da biblioteca, ao quiosque do jardim das irmãs, até o teatro do colégio.
Agora é com você!
Por mais que as limitações do dia-a-dia afastem-nos, inconscientemente, daquele momento especial em que colocamos nossos filhos na cama e com ele viajamos, vale a pena um esforço por retomar esse momento da infância. Faça um teste, por mais simples que seja a história, experimente tentar envolver seu filho no mundo da imaginação. Vale tudo, desde adaptar as histórias de seu super-herói favorito, até se recordar de “causos” de sua infância, da época em que você ainda estava do outro lado (o da criança). Aproveite também os clássicos da literatura. Por mais que a criança já tenha ouvido dezenas de vezes aquela mesma história, nada como a voz do papai ou da mamãe para colorir com outros tons o bom e velho “era uma vez…”.