Ensino Fundamental I apresentará projeto sobre a vida na Mostra Cultural
O projeto do Ensino Fundamental I é baseado no material paradidático Para sempre e aborda o tema da vida, com a finalidade de explicar o porquê das pessoas morrerem.
Para trabalhar com essa questão, utilizaram como símbolo uma árvore, pois ela demonstra como a vida é, seu desenvolvimento desde o nascimento até a morte. Do mesmo modo, as estações do ano serviram para estabelecer uma relação com as transformações pelas quais as pessoas passam, como uma borboleta, que primeiro é uma larva, depois fica dentro de um casulo e, finalmente, vira uma borboleta.
O projeto ainda extrapola os limites do paradidático, fragmentando-se em diversas partes: o meio ambiente preservado e amado, semeando a vida, valorização da vida e espaço dos sonhos e, por último, o corpo em ação. Além disso, ele não se encerra com a Mostra Cultural. Logo, logo, no final do ano, teremos uma apresentação que celebrará a conclusão do projeto, quando os pais receberão como presente dos filhos o livro que será apresentado neste sábado (27/09) e que está sendo construído pelos alunos.
O livro será mostrado ao público da Mostra de várias formas: com fotos, textos dos alunos, objetos…, assim deixando evidente a qualidade do trabalho de cada aluno, sendo perceptível para os familiares e, também, para aqueles que não conhecem essas crianças que todos têm certo talento a ser mostrado.
É importante saber que esse projeto está sendo realizado com muita dedicação, pois as crianças participam ativamente de cada momento do trabalho, como no semeando a vida, em que eles pediram ajuda aos pais para coletar fotos de quando eram pequenos, colheram ícones que pudessem compartilhar durante a aula com seus amigos, como roupas e objetos de quando eram menores, e nesse processo já identificaram que passaram por mais de uma fase da vida e estão caminhando para um mundo mais maduro e sólido, onde há mais responsabilidades.
Convidamos todos vocês a prestigiarem este e tantos outros projetos em nossa Mostra Cultural. Não percam!
Por Gustavo Henrique Machado
Conheça outras matérias sobre a Mostra Cultural 2014 clicando aqui.