Desenvolvimento da Leitura e Escrita no EFI: base sólida na vida escolar dos alunos
Todo pai fica encantado quando vê seus filhos começando a ler suas primeiras palavras e frases. Parece que dá aquele choque de realidade que mostra que já não são mais bebês e estão virando gente grande!
De fato, a habilidade de leitura é algo emancipador, que dá ao ser humano autonomia, especialmente na busca por novos conhecimentos.
Porém, se o início da leitura para uma criança de 5 ou 6 é um marco, as próximas etapas da formação de um leitor proficiente, muitas vezes, passa desapercebida. Ganhos graduais de vocabulário, precisão cada vez maior na ortografia ou mesmo o domínio de diferentes gêneros textuais são avanços que em muitos casos não são identificados.
Como um todo, esse processo de estende ao longo de toda a educação básica, no entanto, é no Ensino Fundamental I que são criadas as bases sólidas para um bom leitor / redator. Afinal de contas, escrever bem está diretamente relacionado ao ler bem.
Projeto Pedagógico do EFI privilegia a formação de leitores
Um bom parâmetro para se avaliar a qualidade de um EFI é o desenvolvimento dos alunos em suas habilidades de leitura.
No Colégio Franciscano Ave Maria, esta habilidade iniciada no 1º ano, ganha destaque a partir do 2º ano, com diversos projetos de leitura e produção de texto, que formalizam e dão densidade à alfabetização. Um dos projetos dessa série chama-se Leitura Diária. Nele, a cada dia, uma criança diferente escolhe um texto para ler para a turma. Depois de ensaiar em casa, apresenta-se na frente de todos.
As crianças são livres para escolherem o que quiserem, de receitas de bolo a poemas, de livros a matérias de jornal. O projeto funciona tão bem que, em alguns casos, alunos decidiram produzir os próprios livros para serem lidos. Em outros casos, a leitura vem acompanhada de uma surpresa / lembrancinha, preparada carinhosamente pelo leitor do dia!
Uma outra prática, essa adotada por todo o segmento, é o Programa de Leitura Silenciosa. Semanalmente, em sala e aula, por 20 minutos, os alunos realizam leitura de textos a sua escolha. Além de trabalhar a concentração, disciplina e foco dos alunos, o programa valoriza a leitura ao longo do tempo, permitindo que os alunos continuem de onde pararam na semana anterior, criando expectativa de continuidade da história na qual estão envolvidos. Têm nesse momento o professor como modelo que também escolhe seu livro e ensina, através de sua prática, a importância da leitura.
Trata-se de um trabalho de desenvolvimento gradual, porém efetivo, demonstrando que ser um bom leitor é muito mais que decodificar palavras, é dar vida e significado a cada frase, texto ou história, de modo a sentirmo-nos parte importante daquilo que lemos.