Como estamos educando nossos filhos?
Este ano a agenda de eventos do colégio anda movimentada. Quase semanalmente palestras e encontros tem reunido pais, alunos e a comunidade para discutir temas pertinentes à educação e formação de nossas crianças e adolescentes. Dentre essas várias atividades, uma promete ser líder de audiência. Trata-se do projeto “Reflexão em Família“, que em seu primeiro encontro reuniu mais de 200 pessoas.
Voltado para as famílias dos alunos do Curso Infantil e do Ensino Fundamental I (porém aberto para todos), o projeto consiste em dois encontros a serem ministradas pela Profª. Drª. Adriana Ramos apresentando reflexões sobre como educar nossos filhos nos dias atuais.
Doutora em educação com especialização em Educação Moral, Adriana defende que o castigo, a recompensa material e a chantagem emocional não são os melhores caminhos para formar conceitos morais em uma criança. Para a educadora, a criança só desenvolverá o senso de certo e errado passando por conflitos e sendo acompanhada pelo adulto de modo intencional, através de um diálogo respeitoso. Para ilustrar esta ideia, a pesquisadora remete à situações do cotidiano, como, por exemplo, a forma como as crianças lidam com conflitos ao brincar em grupo, na rua ou no condomínio.
Antigamente, diz a palestrante, brincávamos na rua e, em situações de conflito, no meio de crianças mais novas e mais velhas, acabávamos por administrar por conta própria nossos problemas. É um erro comum de hoje em dia, pais que, ao menor sinal de problemas, assumem para si os conflitos vividos pela criança e querem resolvê-los eles próprios.
Por outro lado, não cabe aos pais deixar com que seus filhos “se virem”. Seu papel é orientar e conversar constantemente com a criança, fornecendo a ela segurança e constância moral. Esse, é na verdade, um dos segredos narrados pela palestrante: ao ser constante e paciente, seguindo critérios claros, os pais irão garantir que seus filhos percebam aquilo que é aceitável ou não. Sermões intermináveis são um desperdício de energia e uma fonte de desgaste que acaba tirando a capacidade dos pais de educar seus filhos. Segunda ela, depois de 3 minutos a criança já não ouve o que o pais fala e passa a se distrair com a cor dos olhos do pai, com o relógio na parede, com o lanche que se aproxima…
Essas são apenas algumas das ideias desenvolvidas na palestra. Quem esteve presente pôde aproveitar muitas outras ao longos dos preciosos minutos de conversa e debate capitaneados pela prof. Adriana. O colégio, por sua vez, espera “contribuir com a formação integral do ser humano” e, para isso, reconhece na família o “berço” deste processo. Por esse motivo, convida todos para as demais palestras que serão agendadas, sempre buscando uma parceria harmoniosa, estabelecida através do diálogo constante com os pais e responsáveis sobre o desenvolvimento moral, psíquico, cognitivo, físico e social dos alunos.
Sobre a palestrante:
Adriana Ramos, é pedagoga, doutora em Educação na área de Psicologia Educacional, professora de Psicologia Educacional Unesp (Rio Claro), integrante do GEPEM I e coordenadora do GEPEM II (/grupo de Estudos e pesquisas em Educação Moral) Unesp/Rio Claro e Unicamp. Realiza pesquisas em classes consideradas difíceis (indisciplinadas) no Ensino Fundamental II, abordando as relações interpessoais e o desenvolvimento moral na escola. Atua com palestras e curso de formação nesta área de investigação. É coordenadora e professora do curso de pós graduação: As relações Interpessoais na escola e a construção da autonomia moral (Unifran/ Efígie Educacional)