24 novembro 2012

Campeonato de Xadrez – Ens. Fundamental II

O jogo de Xadrez está presente nas aulas de Matemática porque favorece a formação dos alunos, uma vez que colabora na socialização e no desenvolvimento das seguintes habilidades cognitivas:

– Raciocínio Lógico: um movimento deve ser consequência lógica do anterior antevendo o seguinte.


– Observação, Reflexão, Análise e Síntese: durante o jogo, o aluno verifica o melhor lance a ser realizado. Com a prática, o aluno descarta algumas possibilidades já estudadas e dessa forma ele agiliza a análise escolhendo possibilidades mais viáveis.

– Tomada de Decisões: o aluno se depara com mais de um caminho a seguir e sabe que a sua decisão pode mudar o final do jogo.

– Abstração: a partida é desenvolvida na mente do jogador onde ocorre a variedade de estratégias que poderão ser utilizadas no tabuleiro.


O jogo de Xadrez é considerado um excelente recurso para o desenvolvimento emocional, moral, social e intelectual dos seus praticantes e desenvolve valores: responsabilidade, respeito às regras, aprender a ganhar e a perder, humildade, perseverança e paciência.

Parabéns às equipes participantes!