04 maio 2017

Atos Concretos da Campanha da Fraternidade: fazendo o bem a toda a criação

A Campanha da Fraternidade 2017 tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, com lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2, 15). A partir destas referências, e dando prosseguimento às atividades de 2016 sobre a “Casa Comum”, cada segmento organizou projetos e atividades para chamar a atenção de nossos alunos para (inf) Amor de bicho-026a importância de sermos solidários e auxiliarmos os que necessitam como parte importante da criação.

A mensagem foi bastante clara: vivemos em um planeta em que todos temos responsabilidades e deveres. Como “irmãos” na criação, devemos nos lembrar sempre de que podemos ajudar os que precisam. Isso inclui também a natureza, na figura das plantas e dos animais.

Dessa forma, ao longo dos meses de março e abril, nossos alunos promoveram campanhas de conscientização e de arrecadação de modo a realizarem uma Ação Concreta neste período de quaresma.

Curso Infantil e Ensino Fundamental I focam nos animais

As crianças do Ave Maria tiveram um foco em comum: animais abandonados e que precisam de socorro. Paralelamente aos projetos realizados em sala de aula, os dois segmentos arrecadaram ração para animais que são cuidados por duas ONGs da nossa região: “Amor de Bicho” e “Amor de Bicho Não Tem Preço“. Os grupos fazem um belo trabalho de resgate e encaminhamento para a adoção de animais abandonados.

IMG_1042

Alunos do EFI durante a entrega de rações arrecadadas para a ONG Amor de Bicho Não Tem Preço.

Os itens doados pelas famílias foram entregues à representantes das duas entidades. O que os alunos não esperavam é que durante o evento, receberiam a visita de um dos amiguinhos que estavam sendo ajudados. No fim das contas, as crianças, além de ajudarem com os alimentos puderam doar também, um pouco de amor e carinho.

(inf) Amor de bicho-008

Alunos do Curso Infantil realizam a entrega de arrecadações para a ONG Amor de Bicho.

Ensino Fundamental II e Ensino Médio ajudam no tratamento de dependentes químicos

É muito comum vermos em noticiários e jornais relatos da devastação que a dependência química leva a inúmeras famílias. O sofrimento que muitas delas vivem exige um apoio especializado e delicado. Em nossa região, encontramos uma referência no auxílio e tratamento de tais pessoas: o Instituto Padre Haroldo.

Padre Haroldo 01

Alunos do Colégio em visita ao Instituto Padre Haroldo.

Como Ato Concreto da Campanha da Fraternidade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio programaram duas ações. Além da visita ao “Padre Haroldo”, organizaram também uma coleta de alimentos e de itens de higiene a serem doados a uma instituição indicada pelo instituto.

No dia 24 de abril, um grupo de alunos dos dois segmentos esteve no Instituto e conheceu um pouco da realidade da entidade e dos desafios que ela enfrenta. Ouviram sobre o tempo médio de internação, as formas de se conseguir acesso ao tratamento e puderam fazer pergunta aos responsáveis pelo serviço. Nas próximas semanas, os alunos irão repassar ao colegas, durante as aulas de Ensino Religioso, o que ouviram no “Padre Haroldo”.

As doações arrecadadas serão encaminhadas entregues pelo colégio a uma entidade, indicada pelo Instituto Padre Haroldo, que realiza trabalhos sociais na região do Vila Olímpia, em Campinas. Através do projeto social “UMA V1DA”, são oferecidos cursos e palestras a jovens carentes. A entrega dos itens arrecadados será feita na próxima terça-feira (04/05).

Confiram, a seguir, algumas fotos dos momentos vivenciados pelos alunos.

Visita ao Instituto Padre Haroldo:

Doações para ONGs que cuidam de animais: